Tomar banho com bucha pode prejudicar a pele?
Entenda por que utilizar esse item pode não ser uma boa ideia

A bucha (ou esponja) de banho pode parecer um item inofensivo para remover as células mortas e as sujeiras da pele do corpo, mas a verdade é que ela pode trazer alguns prejuízos, especialmente se utilizada incorretamente.
Tomar banho com bucha pode prejudicar a pele?
De acordo com a Dra. Vanessa Perusso, dermatologista parceira da marca Cloy, a bucha promove uma esfoliação na pele, o que, em excesso, pode acabar retirando a barreira de proteção.
Com isso, pode contribuir para o surgimento de vermelhidões, descamações e ressecamentos, além de deixar a pele mais suscetível a irritações e infecções.
Além disso, um estudo publicado na Revista do Instituto Adolfo Lutz em 2020 mostrou que as esponjas de banho, principalmente quando armazenadas da forma errada, também podem se tornar um veículo para a transmissão de microrganismos prejudiciais.
“Independente de sua origem, as esponjas podem acumular vários tipos de bactérias e fungos após o banho, pois apresentam constituição que favorece a multiplicação de microrganismos, servindo tanto como reservatório, quanto veículo de transmissão. Entre os principais fatores que contribuem para esta ocorrência estão a temperatura e a umidade“, afirma a pesquisa.
Para remover as células mortas da pele do corpo e melhorar a textura dela, você pode apostar em produtos específicos para essa finalidade, utilizando-os sempre com moderação e sem esfregar com muita força.
Nas prateleiras de farmácias e perfumarias, é possível encontrar uma variedade de sabonetes, cremes e géis esfoliantes.
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.