Caspa: um guia completo para se livrar do problema
o que é, como evitar, tratamentos caseiros e clínicos e mais
Se você clicou aqui, a primeira coisa que temos a te falar é: calma, você não está sozinha! Na verdade, 40% de toda a população mundial já teve caspa ou apresenta o problema pelo menos uma vez por ano, conforme estimativa da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Mas isso também não significa que ela é inevitável. A seguir, te contamos tudo que você deve saber sobre esse problema.
O QUE É A CASPA
A caspa é, essencialmente, o acúmulo de pequenos pedaços de pele seca que são eliminados do couro cabeludo. Você pode perceber esses flocos ainda em seu cabelo ou em seus ombros, depois que eles já caíram.
É um problema comum, mas não é tão simples quanto parece. Ela pode ser bem difícil de definir porque se sobrepõe a dermatites.
DERMATITE SEBORREICA X CASPA
Se você tem um caso particularmente grave (e crônico) de caspa, é provável que seja um caso de dermatite seborreica (SD), de acordo com o American Osteopathic College of Dermatology.
Seria uma forma crônica de eczema que afeta áreas do corpo que secretam mais sebo. É por isso que pessoas com pele oleosa geralmente são mais propensas à caspa.
Para entender melhor: uma levedura chamada Malassezia Globosa se alimenta de óleos no couro cabeludo.
Para aqueles sem caspa, leva um mês inteiro para novas células da pele no couro cabeludo amadurecerem, morrerem e se desprenderem. Mas o corpo de algumas pessoas percebe essa quebra de óleo como irritante, então o couro cabeludo reage aumentando a velocidade com que as células da pele se renovam, fazendo com que o processo de renovação ocorra em apenas dois a sete dias, de acordo com um relatório do Journal of Medical Chemistry.
DERMATITE DE CONTATO X CASPA
Uma outra causa para a caspa, a dermatite de contato é a irritação da pele causada por um alérgeno ou algo irritante. No caso da caspa, essa reação é no couro cabeludo. Isso geralmente ocorre por alguns maus hábitos e tende a ir embora rapidamente, com o tratamento.
A caspa devido à dermatite seborreica é uma condição crônica que requer tratamento repetido ou de longo prazo. Quanto à caspa que surge da dermatite de contato, a mudança de hábitos pode eliminar os flocos rapidamente.
.
FATORES QUE INFLUENCIAM NA CASPA
Quase qualquer pessoa pode ter caspa, mas certos fatores podem torná-lo mais suscetível, incluindo:
- Hábitos de lavagem
Para aqueles que já estão em risco de caspa, lavar com pouca frequência pode piorar a condição. “Lavar os cabelos com menos frequência faz com que ele acumule mais sebo e favorece a piora de quadros como a dermatite seborreica”, diz a dermatologista Jaqueline Zmijevski.
- Idade
A caspa geralmente começa na puberdade e atinge o pico por volta dos 20 anos, tornando-se muito menos prevalente entre pessoas com mais de 50 anos, de acordo com uma revisão publicada em dezembro de 2015 no Journal of Clinical and Investigative Dermatology.
- Sexo
Hormônios androgênicos sexuais, como a testosterona, estimulam a atividade das glândulas sebáceas. Mais óleo significa uma chance maior de uma reação inflamatória e caspa. Por isso, os homens são mais frequentemente afetados pela caspa do que as mulheres.
- Histórico de outros distúrbios da pele
Ter tido eczema, rosácea, psoríase ou acne pode desencadear ou piorar a dermatite seborreica.
- Pele oleosa
Se você tem pele naturalmente oleosa, corre um risco elevado de dermatite seborreica.
TRATAMENTO PARA CASPA
Apesar da caspa ser, muitas vezes, uma condição crônica, ela é tratável. As opções de tratamento incluem:
- Shampoo anticaspa
A melhor maneira de se livrar da caspa é usar shampoo anticaspa e tratamentos para o couro cabeludo. Shampoos para caspa podem ser medicamentosos (o que requer receita médica para comprar) ou disponíveis no balcão. Normalmente, isso significa que a quantidade do medicamento em shampoos medicamentosos é um pouco maior e acabam dando um resultado melhor.
Ingredientes típicos incluem cetoconazol, sulfeto de selênio, alcatrão de carvão e piritionato de zinco. Esses ingredientes geralmente soltam os flocos de caspa do couro cabeludo ou combatem o crescimento excessivo do fungo Malassezia, que pode desempenhar um papel no desenvolvimento da caspa.
Ah, e certifique-se de saber se deve deixar o shampoo no couro cabeludo por um certo período de tempo antes de lavar, para que ele aja, ou se deve lavar imediatamente.
- Óleo de Melaleuca
Soluções que contêm 5% de óleo de Melaleuca (um antisséptico, antibiótico e antifúngico) parecem ser um tratamento seguro e eficaz para a caspa, de acordo com um pequeno estudo randomizado no Journal of the American Academy of Dermatology.
- Gorduras Saudáveis
Aumentar a ingestão de ácidos graxos ômega-3, como os encontrados no salmão, atum e cavala, ajudam a regular a produção de óleo na pele, observa Cedars Sinai.
- Pegue um pouco de sol
Breves períodos de sol podem ajudar a reduzir a produção de leveduras no couro cabeludo. Mas se você também estiver usando um tratamento anticaspa à base de alcatrão, evite a exposição direta ao sol, pois seu couro cabeludo ficará especialmente sensível à luz solar.
- Reduza os produtos de cabelo
Géis para pentear, sprays, pomadas e outros leave-in podem se acumular no cabelo e no couro cabeludo, aumentando a oleosidade e a caspa.
Procure um dermatologista imediatamente se, além dos flocos, você perceber manchas de vermelhidão ou erupção cutânea no couro cabeludo ou na linha do cabelo; sangramento quando os flocos saem do seu couro cabeludo e; sinais de infecção, como dor ou pus.
Caso os flocos sejam o único sintoma, considere falar com um dermatologista se a descamação do couro cabeludo persistir mesmo depois de seguir consistentemente os hábitos recomendados e usar os produtos indicados por no mínimo 2 a 3 semanas.
.
COMO EVITAR A CASPA
Aqui estão algumas dicas de coisas que você pode fazer para evitar a caspa:
- Pratique uma boa higiene
Faça o possível para resistir à vontade de tocar o couro cabeludo, especialmente se já estiver coçando. Coçar pode aumentar a irritação e levar a um ciclo vicioso. Quando você toca e coça, também pode introduzir sujeira na mistura que pode piorar a caspa.
- Reduzir o estresse
O estresse pode agravar ou até piorar a caspa para alguns indivíduos. Embora a Malassezia não seja introduzida no couro cabeludo pelo estresse, ela pode prosperar se o sistema imunológico estiver comprometido, exatamente o que o estresse faz com o corpo. Faça um favor ao seu couro cabeludo e relaxe. Tente fazer uma caminhada restauradora ou praticar ioga. Você pode até achar útil manter um registro de eventos estressantes. Anote o que eles são e como eles afetam sua caspa. Dessa forma, você pode fazer o possível para evitar possíveis gatilhos no futuro.
- Respire ar fresco
Pesquisas mostram que incluir a exposição regular ao ar livre, especialmente onde o ar é mais fresco, pode ajudar a reduzir o acúmulo de óleo no couro cabeludo.
- Limite o atrito
Limite o uso de chapéus e cachecóis, especialmente os de materiais sintéticos.