Como raspar a virilha sem encravar

O guia definitivo para uma depilação perfeita -- e simples

Por Amanda Ventorin Atualizado em 9 mar 2021, 15h03 - Publicado em 3 mar 2021, 09h00

Seja por escolha, pelas restrições da quarentena ou pelo medo da cera quente, muitas mulheres que optam por tirar os pelos da virilha escolhem a lâmina de depilação. Apesar de ser fácil, prática e indolor, algumas reações como coceira, pelos encravados ou “bolinhas” na pele podem ocorrer, se não rasparmos os fios da maneira certa. “Quando você depila os pelos com lâmina, ela corta os pelos na superfície da pele ou mesmo um pouco abaixo dela, de forma que deixam de ser visíveis.  Infelizmente, o resultado é muito pouco duradouro e a pele costuma irritar com a repetição frequente. Existe também o risco de cortar e machucar a área e, com alguma frequência, os pelos encravam”, diz a dermatologista Juliana Piquet. Para evitar qualquer resultado que não seja uma pele lisinha e sem pelos encravados, separamos dicas para te ensinar como raspar a virilha sem encravar.

E vale lembrar que a depilação é algo opcional, não obrigatório. Você deve fazer aquilo que é confortável para você e para seu corpo 😉

Escolha uma boa lâmina

Sim! A lâmina pode interferir no resultado da depilação. Por isso, opte sempre pelos produtos que possuem múltiplas lâminas, pois assim você não precisa fazer tanta pressão contra a área ou repassar várias vezes no mesmo lugar, correndo o risco de irritar a pele. Mas é claro, cada um tem necessidades diferentes. “Existem diversas marcas no mercado e você deve procurar a que mais se adapta ao seu corpo”, comenta Paula Chagas, esteticista e cosmetóloga.

É importante que a lâmina esteja afiada, limpa e seca (evite deixa-la no chuveiro ou pia molhada). Também deve ser usada entre 5 e 7 vezes no máximo e nunca compartilhada

E não só escolher um bom produto, como o cuidado com o mesmo deve ser reforçado.É importante que a lâmina esteja afiada, limpa e seca (evite deixar no chuveiro ou pia molhada). Também deve ser usada entre 5 e 7 vezes no máximo e nunca compartilhada” reforça Juliana.

 

gillette venus breze roxa

Gillette Venus Breeze Aparelho de Barbear

Venus simply 3, quatro unidades nas cores roxo, amarelo e duas rosas

Aparelho de Depilação Gillette Venus Simply 3

A água morna ajuda!

O ideal é depilar logo após o banho, quando os pelos estão mais macios, a pele está morna, hidratada, livre do excesso de óleo e de células mortas que podem se acumular entre as lâminas”, diz a dermatologista.  Ou seja, facilita muito a retirado dos pelos e pode evitar acidentes como as “queimaduras” da lâmina. 

Esfoliar a pele antes da lâmina aumenta o risco de infecções

Muitas pessoas também recomendam esfoliar a pele antes do processo mas, segundo Paula, isso é um mito e pode até ser projudicial: a esfoliação pode causar pequenos traumas na região e aumentar o risco de infecção. O processo é recomendado somente dias após a depilação.

creme esfoliante d'agua natural

Continua após a publicidade

Creme Esfoliante Apricot Média Abrasão, D’agua Natural

Qual a direção certa?

cinco giletes pinks em um fundo azul posicionadas em meia lua
Javier Zayas Photography/Getty Images

Existe uma discussão sobre se deve-se fazer a raspagem a favor ou contra os pelos da região. As profissionais afirmam que o melhor jeito é passar a lâmina a favor dos pelos, pois assim você diminui a possibilidade de desenvolver uma foliculite, pelos encravados. Se combinado esse movimento com uma lâmina múltipla, a chance diminui ainda mais pois, assim, você não precisa repassar muitas vezes na mesma área, que já estará sensível.

E não se esqueça! Não precisa aplicar muita força nos seus movimentos. Mantenha o seu pulso firme para que a lâmina não escorregue para os lados ou qualquer outra direção que não seja a desejada, evitando cortes e machucados.

gél pós delpilação aloe vera na cor rosa

Gel Pós-Depilação, D’agua Natural

O hidratante vai ser o seu novo melhor amigo!

Um pouco de hidratação na pele nunca machucou ninguém e, após a depilação, muito menos! “Um bom creme hidratante livre de óleo e sem fragrância vai evitar irritação e infecção e acalmar a pele”, recomenda a dermatologista.

creme hidratante jhonson's

Creme Hidratante Corporal Vegano Calmante Biopsor

 

água termal em embalagem branca Ruby Rose
Americanas/Divulgação

Água Termal Sem Fragrâcia – Ruby Rose

 


*Alguns produtos acima possuem links para a compra para os parceiros de afiliação do Grupo Abril – com preços referentes ao mês de fevereiro de 2021.
** A Boa Forma não recebe cachê para realizar os 
testes dos produtos, que são enviados pelas respectivas assessorias de imprensa para a realização da matéria.

+ Quer mais dicas de beleza? Conheça o Especiallistas, nossa nova marca Abril!

Continua após a publicidade
Publicidade