Desvende o mito: cortar as pontas faz o cabelo crescer mais rápido?

Descubra se é verdade que cortar as pontas ajuda o cabelo a crescer mais rápido

Por Juliany Rodrigues
Atualizado em 21 out 2024, 17h36 - Publicado em 6 Maio 2024, 19h00
cortar as pontas faz o cabelo crescer
Confira dicas para garantir um crescimento capilar saudável | (freepik/Freepik)
Continua após publicidade

Você já ouviu falar que cortar as pontas do cabelo faz ele crescer mais rápido? Segundo especialistas entrevistados por Boa Forma, isso é um mito. No entanto, o corte regular ajuda a promover mais saúde aos fios, protegendo-os contra quebras, pontas duplas e danos causados pela poluição e exposição solar.

“O que faz o cabelo crescer são as células capilares que se multiplicam constantemente e empurram o fio para fora da pele, ou seja, cortar as pontas não tem nenhuma ligação com o crescimento”, garante o Dr. João Gabriel Nunes, médico tricologista.

Segundo a Dra. Tamara Tavares, dermatologista, ficar muito tempo sem cortar as pontas pode fazer com que as madeixas fiquem mais frágeis e quebradiças. “As pontas duplas podem se estender até o topo da cabeça, prejudicando ainda mais os fios”, diz ela.

A frequência ideal para o corte pode variar dependendo do comprimento e do estado dos cabelos. Porém, a Dra. Mônica Aribi, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica e da International Fellow da Academia Americana de Dermatologia, afirma que a recomendação geral é de 3 em 3 meses

Continua após a publicidade

Dicas para um crescimento capilar saudável

Apesar de não existir uma solução mágica para acelerar o crescimento capilar, alguns cuidados podem ajudá-lo a acontecer de um jeito saudável.

O primeiro passo para garantir cabelos fortalecidos é prestar atenção no que você come e na quantidade de água ingerida. “É fundamental ter uma dieta rica em nutrientes, incluindo proteínas, vitaminas (especialmente, A, C, E e biotina) e minerais como zinco e ferro”, conta Aribi.

Além disso, é fundamental manter o couro cabeludo sempre limpo, utilizando produtos suaves e ideais para o seu tipo de cabelo.

Continua após a publicidade

Não exagerar no uso de ferramentas de calor, como secadores e chapinhas, e cortar regularmente também são medidas indicadas.

Diminua ainda a realização de químicas agressivos, por exemplo, alisamentos e tinturas frequentes, pois eles podem danificar seriamente a fibra capilar”, completa a Dra. Mônica.

Alguns procedimentos podem ser recomendados para estimular o crescimento dos fios e mantê-los fortalecidos. “LED Terapia, micro infusão de medicamentos no couro cabeludo, lasers fracionados não ablativos e terapias regenerativas são exemplos de técnicas que podem auxiliar”, diz a Dra. Luciana Passoni, médica CEO da Passoni Clinic.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.