Inverno: 5 dicas essenciais para manter seus cabelos hidratados e brilhantes
Especialista traz dicas de como manter a nutrição e evitar o ressecamento

O inverno chegou e, para quem pratica atividades físicas, o desafio de manter os cabelos limpos e hidratados parece que triplica! Seja pela questão de lavar ou não os fios após as atividades físicas – principalmente para quem treina à noite – quanto também driblar os dias frios e manter os fios sem ressecamento e protegidos.
Para ajudar quem não abre mão de manter os cabelos nutridos, Marcos Proença, hairstylist renomado e expert de Eudora, traz, a seguir, 5 dicas práticas para incluir na rotina.
1Banho quentinho sem culpa, mas com compensação:
De acordo com o profissional, a água quente abre as cutículas dos fios, o que pode causar perda de nutrientes, brilho e maciez.
“Para equilibrar, a dica é investir em produtos de nutrição profunda, com fórmulas que penetram na fibra capilar. Máscaras e finalizadores enriquecidos com óleos leves e ácidos são grandes aliados para restaurar o interior do fio e manter a saúde mesmo com lavagens mais quentes”, explica.
2Menos lavagens, mais proteção:
No frio, muita gente diminui a frequência de lavagens, o que pode ser benéfico para quem tem cabelos mais secos. “Mesmo com menos lavagens, é essencial usar produtos que mantenham a nutrição entre uma e outra”, reforça Marcos, que dá a dica sobre o leave-in que forma uma barreira protetora contra o ressecamento.
Nutrição na hora certa:
Marcos explica que quando perceber que os fios estão opacos, ásperos ou sem movimento, é sinal de que é hora de intensificar a nutrição. E os finalizadores noturnos, que tratam enquanto você dorme, são uma ótima opção. “É um cuidado simples, mas que garante um resultado de salão em casa: cabelo alinhado, sem frizz e nutrido ao acordar”, comenta.
4Aliados para quem vive na correria:
A rotina agitada não é desculpa para descuidar do cabelo. E, para o profissional, a solução está em escolher produtos multifuncionais: um bom shampoo nutritivo, uma máscara de ação rápida e um leave-in com proteção térmica e antifrizz.
5Ferramentas de calor? Com proteção, sim!
No inverno, secador e chapinha acabam se tornando aliados para driblar o frio – mas seu uso excessivo, somado ao ar seco, pode intensificar o ressecamento e até causar quebra. Proença reforça: “O segredo é nunca abrir mão do protetor térmico antes de usar escova ou chapinha. Além disso, escolha produtos que nutram profundamente e formem uma barreira de proteção contra o calor, como óleos em creme com ativos reparadores. Assim, você garante fios alinhados, saudáveis e mais resistentes, mesmo com o styling frequente, finaliza”.
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.