Continua após publicidade

5 dicas valiosas para cabelos saudáveis na menopausa

Confira dicas fundamentais para minimizar os impactos da menopausa nos cabelos

Por Juliany Rodrigues
Atualizado em 29 Maio 2024, 11h17 - Publicado em 28 Maio 2024, 14h00

A menopausa é um período caracterizado por transformações significativas no organismo das pessoas que menstruam, o que causa sintomas como fogachos, secura vaginal, diminuição da libido e mudanças bruscas de humor. Além disso, os cabelos também podem ser afetados durante essa fase.

De acordo com a Dra. Bruna Tavares,  dermatologista da Clínica Leger, na menopausa, os fios tendem a ficar mais finos, frágeis e propensos à queda, uma vez que ocorre a diminuição do estrogênio, hormônio que desempenha um papel importante na saúde e no crescimento das madeixas, e um aumento da testosterona

A médica também diz que o envelhecimento dos folículos capilares pode ser acelerado durante a menopausa e que a predisposição genética à perda capilar também deve ser levada em consideração.

“Nessa fase de mudanças, é importante que a mulher mantenha uma alimentação balanceada e rica em nutrientes essenciais para a saúde do cabelo, como vitaminas do complexo B, vitamina D, zinco, ferro, proteínas e omêga-3, por exemplo. Além disso, é importante utilizar produtos que sejam suaves e não contenham substâncias que podem agredir os fios, evitar penteados apertados e o uso frequente de fonte de calor para não causar possíveis danos ao cabelo,” sugere a especialista.

Continua após a publicidade

A seguir, confira 5 dicas da ginecologista para cuidar dos cabelos durante a menopausa:

Dicas para cuidar do cabelo na menopausa

1
Continua após a publicidade

Preste atenção na hidratação

Beber bastante água é indispensável para manter o bom funcionamento do organismo e a saúde capilar. Lembre-se de sempre ingerir a quantidade ideal de líquido diariamente.

Além disso, invista em cremes hidratantes e aplique-os com regularidade nos seus cabelos, para repor os nutrientes e a umidade perdidos e combater o ressecamento.

2
Continua após a publicidade

Gerencie o estresse

O estresse é um dos fatores que podem favorecer a perda exagerada dos fios e outros problemas capilares. Para controlá-lo, a Dra. Bruna recomenda apostar na prática regular de atividade física, que contribui para a liberação de neurotransmissores relacionados à sensação de bem estar e à regulação do humor, por exemplo, a serotonina.

3

Evite o uso de fontes de calor

O calor emitido por ferramentas como secadores, chapinhas e modeladores de cachos colabora para a fragilização da fibra capilar, aumentando as chances de pontas duplas, quebras e ressecamento. Por isso, não exagere na frequência de utilização delas e sempre aplique um protetor térmico antes.

Continua após a publicidade
4

Procure tratamentos para queda capilar

Para lidar com a queda de cabelo relacionada à menopausa, podem ser indicados diversos tratamentos, entre eles, a reposição hormonal, o uso de medicamentos como o Minoxidil e a realização de procedimentos como lasers de baixa intensidade e microagulhamento.

5
Continua após a publicidade

Consulte um médico

Contar com a ajuda de um médico é fundamental para cuidar dos cabelos durante a menopausa. O profissional poderá avaliar o seu quadro e indicar o melhor tratamento para o seu caso em específico. Alguns sinais de preocupação incluem quedas acentuadas em períodos curtos, perda significativa com afinamento dos fios e aparecimento de partes do couro cabeludo.

 

Publicidade