5 cuidados que você deve ter na hora de pintar as unhas

A forma como você pinta as suas unhas pode impactar na saúde delas, tornando-as mais fracas e quebradiças. Saiba como evitar que isso aconteça!

Por Juliany Rodrigues
Atualizado em 21 out 2024, 16h31 - Publicado em 15 dez 2023, 17h00
Cuidados na hora de pintar as unhas
Para unhas fortes e saudáveis, vale substituir a acetona por um removedor de esmalte | (freepik/Freepik)
Continua após publicidade

Pintar as unhas é um processo bastante simples que muitas pessoas realizam no salão de beleza ou até mesmo em casa. No entanto, quando feito sem os devidos cuidados, ele pode resultar em problemas como descamação, enfraquecimento das unhas e irritação cutânea.

Portanto, para manter as suas unhas sempre bonitas e saudáveis, é importante prestar atenção em alguns detalhes na hora de decorá-las. A seguir, a Daniela Pontes, biomédica especializada em biossegurança, lista cinco cuidados que você deve ter na hora de pintar as unhas. Não perca!

 

CUIDADOS NA HORA DE PINTAR AS UNHAS

1

Escolha bons produtos

Um esmalte barato pode sair caro, então o ideal é sempre escolher marcas confiáveis e já conhecidas. “A oferta é enorme, são muitas marcas, e optar por alguma que você ainda não conheça pode ser arriscado”, explica ela.

Além disso, alguns indivíduos possuem alergias a determinados tipos de produtos e checar a composição de cada esmalte, mesmo que de marcas conhecidas, é importante para não correr perigo.

Continua após a publicidade
2

Não passe o removedor de cutículas na unha toda

Segundo o farmacêutico Marcos Moisés Gonçalves, diretor científico comercial da Velox e Madicatriz, esse produto atua na queratina, facilitando na hora de remover a cutícula. “A unha é formada por uma queratina bem mais densa que a cutícula, então, se o produto cai na unha, ele acaba retirando lâminas dessa parte, que protege as unhas”, diz ele.

“Quando você passa o amolecedor na unha toda, você acaba enfraquecendo-a. Por isso, o ideal é aplicá-lo somente em cima da cutícula“, orienta a especialista.

3

Sempre aplique uma base protetora

A proteção das unhas envolve desde uma boa base antes de aplicar o esmalte até o spray ou o óleo secante. “Antes de passar o esmalte, certifique-se que suas unhas estejam limpas e secas. Depois disso, é importante passar a base protetora que previne amarelamento e ajuda a fortalecer as unhas”, comenta Daniela.

4
Continua após a publicidade

Use removedores de esmalte sem acetona

“Opte por removedores sem acetona, pois eles são menos agressivos. Além disso, é comum que algumas pessoas comecem a descascar e arrancar os esmaltes, o que pode danificar a camada superficial das unhas”, alerta Pontes.

5

Deixe as unhas sem esmalte ao menos uma semana por mês

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) afirma que é fundamental deixar as unhas sem esmalte ao menos uma semana por mês, uma vez que o uso ininterrupto favorece o ressecamento e enfraquecimento das unhas.

Porém, segundo Daniela, mesmo seguindo essa orientação, o produto pode provocar alergias ao redor das unhas. “Querendo ou não, é um produto composto por uma mistura de solventes, diluentes, agentes formadores de filmes, corantes e pigmentos e isso pode ser prejudicial em alguns casos”, conclui a biomédica.

Continua após a publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.