Descubra o modo certo de usar protetor solar

Saiba quando passar o protetor solar e a quantidade ideal de produto para cada parte do corpo

Por Redação M de Mulher Atualizado em 28 out 2016, 12h31 - Publicado em 26 abr 2011, 22h00

O efeito do protetor solar depende totalmente da quantidade de produto que é espalhada na pele
Foto: Getty Images

Protetor solar é item essencial para cuidar da pele independente da estação. Porém há ainda muitas dúvidas em relação ao modo de usá-lo. Como aplicar o produto corretamente? Devo passá-lo em casa? Qual a quantidade ideal? Sim, tudo isso vai interferir na sua proteção. Para tirar máximo proveito desse produto, esclareça as suas dúvidas

Quando passar?

Continua após a publicidade

Apesar de algumas marcas garantirem proteção imediata, os dermatologistas ainda recomendam espalhar o produto cerca de 20 minutos antes de se expor ao sol e, de preferência, antes de ir à praia ou à piscina. A explicação é simples: em casa, na frente do espelho, você consegue aplicar o creme de forma uniforme. Além disso, a pele está livre de areia, suor ou água, o que garante melhor eficácia.

Quanto passar?

Continua após a publicidade

O efeito do protetor solar depende totalmente da quantidade de produto que é espalhada na pele. Não vale usar uma gota de creme para o corpo todo e se sentir protegida. Se esse processo não for realizado da forma correta, a proteção se torna menor do que a indicada na embalagem. “Uma aplicação incorreta pode comprometer mais da metade do poder de ação do FPS”, avisa Graça Silveira. Veja a quantidade ideal:

Rosto e pescoço: aplicar uma quantidade equivalente a dois grãos de feijão nas duas áreas.

Mãos e pés: aplicar uma quantidade equivalente a dois grãos de feijão para cada área.

Pernas, coxas, braços e tronco: calcule uma colher de chá para cada uma dessas áreas.

Preciso reaplicar?

Continua após a publicidade

Procure espalhar o cosmético de forma homogênea, formando uma espécie de capa invisível na pele. Se você passou o produto em casa, vale dar um reforço nas áreas que ficam mais expostas ou que sofreram atrito com a roupa, com a bolsa ou até mesmo com o cinto de segurança do carro. Reaplique a cada duas horas de exposição contínua ao sol, mergulho, exercícios físicos e transpiração excessiva. 

Continua após a publicidade

Publicidade