Fios em paz com a piscina

Não deixe que o cloro estrague a sua vontade de curtir o verão - e de exibir um cabelo bonito e saudável

Por Abril Branded Content - Atualizado em 11 dez 2017, 15h41 - Publicado em 11 dez 2017, 11h53

Muitos clubes e academias têm optado pela água salinizada (à base de cloreto de sódio) em substituição ao cloro, considerado mais agressivo. Porém, ainda há um tanto de piscinas por aí com a costumeira substância química e ácida na água, agindo negativamente no cabelo de quem frequenta tais ambientes. Mas não é preciso evitar nenhum deles, mesmo que você queira manter a beleza e a saúde dos fios em dia, viu?

O cloro, na verdade, tem uma ação positiva na água, pois serve para proteger contra algas e possíveis micro-organismos que podem causar doenças. O problema é que ele age negativamente sobre o cabelo: remove a camada de queratina que protege os fios e fazendo com que eles se tornem mais suscetíveis aos danos. O resultado? Ficam fracos, quebradiços, opacos e vulneráveis à queda.

O cabelo ainda pode apresentar perda da sua pigmentação natural devido às frequentes exposições a esse agente químico. No caso de quem tem fios tingidos de loiro, o cloro reage alterando a tonalidade, criando um aspecto esverdeado.

Já quem pratica esportes como natação, hidroginástica ou nado sincronizado continuamente ainda sofre com os danos da temperatura mais elevada da água, que resseca os fios. Mas sem dramas, ok? É possível driblar esses transtornos com algumas precauções:

* Molhe o cabelo em água doce antes de mergulhar na piscina. Se os fios já estiverem úmidos, uma menor quantidade de cloro vai penetrar neles.

* Blinde suas pontas. As pontinhas dos fios são a parte mais atingida pela ação do cloro. Mantenha-as sempre bem hidratas, aplicando um creme para pentear antes de secar o cabelo.

* Lave a cabeça assim que sair da piscina. Evite deixar que os fios sequem sob o calor do sol, pois os raios UV intensificam a ação do cloro.

Neutrox/Divulgação

* Adote produtos hidratantes na sua rotina de beleza. O condicionador Neutrox Mar e Piscina, por exemplo, oferece condicionamento com efeito superselante, hidratação poderosa e proteção imediata. Enquanto isso, o creme para pentear da mesma linha impermeabiliza os fios e forma uma barreira antirressecamento. Além do desembaraço instantâneo, os dois produtos evitam o desbotamento da cor, combatem o aspecto amarelado, e diminuem o risco de frizz. Tudo porque o mix de aminoácidos da composição anula o efeito áspero provocado não só pelos mergulhos na piscina, mas pelo banho de mar e pela exposição ao sol.

Continua após a publicidade
Publicidade