Frozen cucumber hack: pepino congelado na pele

O velho truque de colocar pepino nos olhos ganhou um upgrade no TikTok e especialistas comentam se de fato é eficaz para a pele

Por Victoria Theonila
Atualizado em 21 out 2024, 16h30 - Publicado em 21 dez 2022, 09h02
PEPINO
 (Angela Roma/Pexels)
Continua após publicidade

Pepino nos olhos é refresco? Segundo os amantes de conteúdo de beleza no TikTok, sim! Isso fez com que a hashtag #frozencucumberhack somasse mais de 25 milhões de visualizações nesta rede social. E apesar de já ser um clássico truque caseiro, agora o pepino ganhou um upgrade na rotina de beleza e as rodelas passaram a ser congeladas antes de aplicadas nos olhos. 

Mas será que isso realmente funciona? E para quê? “Essa é uma das maneiras mais efetivas de garantir os benefícios instantâneos do vegetal na beleza”, comenta a dermatologista Dra. Maria Eduarda Pires, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD). 

BENEFÍCIOS DO PEPINO PARA PELE

O pepino é composto por 96% de água e é um vegetal rico em vitamina C, flavonóides e ácido cafeico, substâncias com propriedades antioxidantes e oxidantes, que possuem propriedades anti envelhecimento, principalmente quando inserido na alimentação, de forma balanceada.  

Contudo, segundo a médica dermatologista Dra. Geisa Costa, as rodelas de pepino congeladas não têm uma ação rápida e os efeitos são apenas tópicos. “Tudo o que é aplicado gelado nos olhos causa uma vasoconstrição (minimiza os vasos sanguíneos), mas é um efeito temporário. Se quiser, pode usar diariamente ou quando sentir que precisa dar um up no visual, principalmente antes da maquiagem, por conta dos benefícios citados anteriormente”, completa.

Continua após a publicidade

É RECOMENDADO PARA TODOS OS TIPOS DE PELE?

Apesar dos inúmeros benefícios das rodelas de pepino congeladas para a pele, as dermatologistas reforçam que os efeitos são tópicos e momentâneos, podendo funcionar para algumas pessoas, enquanto para outras não. A aplicação de rodelas congeladas de pepino é considerada segura para a maioria das pessoas. Mas, atenção, é contraindicada para aqueles pacientes que possuem dermatite, pois o seu contato com a pele sensível pode gerar irritações”, alerta Pires.

COMO USAR O PEPINO NA ROTINA DE BELEZA

Continua após a publicidade

Se você é fã de receitas de beleza caseira ou de combinar ativos, a Dra. Maria ensina: “É possível fazer uma máscara facial caseira simples! Corte o vegetal em cubos e bata no liquidificador, na sequência é só passar na face agindo de 5 a 10 minutos. O pepino também pode ser usado de forma tópica com produtos indicados para o seu tipo de pele, o que traz resultados como hidratação e renovação da beleza natural. Além disso, para aqueles que buscam uma hidratação potente para a região dos olhos, recomendo aplicar um gel para olhos com ácido hialurônico e espalhar o produto com a ajuda do  pepino. A frequência indicada de cosméticos naturais/caseiros ou dermocosméticos com o vegetal é de 1 a 2 vezes na semana”.

Atenção!

Não deixe o pepino por muito tempo em contato direto com a pele. “Ficar com o pepino por muito tempo na pele pode acabar queimando e manchando a cútis. Você pode ganhar uma mancha, por exemplo, por usar algo aparentemente inofensivo. Aliás, se quiser usar algo gelado nos olhos, sugiro que não tenha o contato direto. Use, por exemplo, um pano bem fino entre o pepino e a pele”, indica Costa. 

.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.