Gkay faz ‘Barbie Botox’ para reduzir o trapézio. O que é o procedimento?
Descubra como funciona e quais são os benefícios da aplicação de toxina botulínica no trapézio
Na quinta-feira, 19 de outubro, Gkay divulgou nos Stories do Instagram que fez um procedimento chamado “Barbie Botox” (ou “TrapTox“) com o objetivo de reduzir o tamanho do trapézio. “Tem até gente que treina para crescer, mas, no meu caso, eu quero diminuir, porque o meu é muito grande”, relatou ela.
Ainda nos Stories publicados pela influenciadora, o Dr. Rafael Pessanha, dermatologista responsável pelas aplicações nela, explicou que os resultados finais são notáveis após 15-20 dias.
“É um procedimento novo, mas a gente já faz isso há um tempinho mais para uma parte funcional, para torcicolo e dor de cabeça. E a gente consegue, agora, fazer também para um afinamento. Então, o trapézio, que é esse músculo que liga o pescoço e o ombro, quando ele é um pouquinho maior, a gente consegue ter esse afinamento com o botox. É super simples e leva uns cinco minutinhos”, explicou o médico.
Confira:
COMO FUNCIONA O BARBIE BOTOX?
O Barbie Botox consiste na aplicação de botox no trapézio, músculo em forma de triângulo invertido que começa na parte de trás do pescoço, atinge os ombros e vai até a parte superior das costas. Ele promete trazer relaxamento para a região e, consequentemente, melhora na postura, diminuição da rigidez do local e alívio de dor. Além disso, há quem diga que é possível obter um pescoço mais contornado e alongado por meio da técnica.
Todos esses benefícios acontecem porque a toxina botulínica age no bloqueio da acetilcolina, um neurotransmissor que permite a comunicação entre os nervos e os músculos, fazendo com que estes não recebam os sinais nervosos que os fazem contrair.
“O procedimento é utilizado para o bloqueio parcial no músculo do trapézio, deixando-o mais relaxado e, dessa forma, diminuindo o seu volume. Com isso, temos um efeito de mais alongamento na região. Também é indicado para pessoas que têm muita tensão muscular nessa parte do corpo, assim, servindo como um tratamento”, aponta a Dra. Fernanda Nichelle, médica que atua exclusivamente na área estética.
BARBIE BOTOX DÓI?
O médico dermatologista Dr. Lucas Miranda, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), aponta que o processo não costuma ser doloroso demais, sendo que o mais comum é sentir um leve ardor nos lugares da injeção. No entanto, isso pode variar de acordo com a sensibilidade de cada paciente.
EFEITOS COLATERAIS
Os possíveis efeitos colaterais são raros, mas podem incluir os mesmos da injeção no rosto, por exemplo, vermelhidão e leve inchaço. Mas, quando não realizado da forma adequada, os riscos do TraptTox são maiores.
“A toxina botulínica enfraquece e pode até paralisar o músculo. Se ela for aplicada em uma dose inadequada, em excesso, no caso, pode prejudicar a firmeza da cabeça e a mobilidade dos membros superiores“, alerta a cirurgiã plástica Dra. Patrícia Marques, membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
“Portanto, o procedimento não deve ser feito de maneira imprudente e impensada, mas sempre por médicos que tenham alguma experiência no assunto”, conclui ela.