Já ouviu falar das escovas secadoras?

No mercado há décadas, as escovas estão se tornando famosas por sua praticidade

Por Amanda Ventorin Atualizado em 22 dez 2021, 20h21 - Publicado em 27 dez 2021, 10h00

Quem nunca fez uma escova em casa, demorou um boom tempo e não conseguiu aquele efeito de salão tão desejado? Com o lançamento de escovas secadoras, esses dias ficaram para trás. Funcionando como um “difusor”, as escovas secadoras secam os fios enquanto penteiam os mesmos, através de um mecanismo que permite que o vento, que sai de dentro do aparelho, faça essa função.

Há no mercado diversas opções como Revlon, Babyliss, Mondial, Britânia, Segredos Dela e a diferença está na velocidade, temperatura e nas cerdas de cada uma. “A pessoa quando for adquirir a escova e usar precisa ficar atenta ao tipo de cerda se é mais macia/fina (indicada para cabelos finos , que não precisam de muita tração para poder alisar o fio, funcionam bem para os fininhos que é mais no caso de modelar) e as cerdas mais grossas e mais resistentes são ideais para cabelos mais grossos e ondulados que “precisam” mesmo ser alisados” indica o profissional Maykon Cardozo

Como usá-las

Antes de tudo, é preciso lembrar de aplicar um protetor térmico. “Por que fazer isso?” questiona Maykon “Porque não devemos esquecer que não estamos com auxílio de um profissional, pois dentro de um salão um profissional com o secador e a sua escova separada ele tem aquele cuidado de não encostar o bico da escova, tem o cuidado de manter a distância de 5cm a 10cm o fio, então não tem tanto calor assim diretamente no fio, no cabelo. Agora, com essa escova já não tem como fazer isso, você tem que encostar ela diretamente no fio, por isso é indispensável usar um protetor térmico”.

Lave o cabelo normalmente e tire a umidade com uma toalha, passando o protetor térmico e penteando o mesmo e ai pronto: Já pode usar a escova secadora. “Para aqueles cabelos que não “precisam” ser tão alisados (fios finos, que não precisam de tração na hora de alisar), fazer mesmo aquela escova, eu aconselho pegar o secador, tirar bem a água do fio, secar bem ele, deixar ele (cabelo) praticamente de 80 a 90% seco e depois vem dividindo mecha a mecha passando a escova secadora.  Já o cabelo mais grosso, ondulado, mais difícil de alisar aconselho a secar entre 40 a 50% desse fio e vir alisando com essa escova. Um cabelo mais resistente, difícil de alisar, as escovas com cerdas mais duras e separadas, tem melhor resultado” finaliza Maykon.

Quais suas vantagens e desvantagens?

A sua praticidade é inquestionável. São mais fáceis de manusear do que o secador (onde você precisa se equilibrar entre o aparelho e a escova), facilitando o processo de secagem. Além disso, a sua temperatura não é tão alta quanto o secador e a chapinha. “isso seria um mecanismo até de “proteção”, isso porque as vezes a pessoa vai secar o cabelo e encosta muito o secador no fio, danificando muito o cabelo. Ou a pessoa vai passar a chapinha no cabelo e ela deixa ela muito parada no fio, aumentando as chances de quebrar. Uma vantagem da escova também é que ela pode ser usada com o cabelo molhado, a chapinha, por exemplo, não”, conta Fernanda Porphirio, dermatologista. 

Mas é claro que elas ainda danificam o cabelo, afinal, é um secador. “Eu, Maykon, particularmente, não gosto muito dessas escovas secadoras porque não tem aquele cuidado que o profissional tem no salão que é tirar corretamente a água do cabelo, aquela análise de quantos % o cabelo precisa ser seco antes delas, de modelar… Muitas vezes percebo que a cliente, em casa, não tem esse cuidado. Ela já pega aquele cabelo extremamente ensopado, sem tirar água nenhuma e coloca na temperatura altíssima, o que vai queimando o fio. Eu, como profissional, não acho que é uma coisa adequada para você usar sempre. Uma vez ou outra, tomando todos esses cuidados usando protetor térmico, tirando água o suficiente, não teria problema, mas o uso diário, todo dia, aquele contato, aquela potência, aquela temperatura alta no fio, ela vai queimando o fio com o tempo e com isso você pode ter quebras, afinamento no fio”.

Cuidados a se ter ao utilizá-la

A profissional Débora Melro reforça os cuidados necessários a se ter ao utilizar as escovas secadoras.

  • Utilizar um leave-in com proteção térmica alta;
  • Escolher a cerda correta para o tipo de cabelo;
  • Evitar ficar com a escova “parada” no mesmo lugar, mantenha sempre em movimento. 

BOA FORMA INDICA

Escova Secadora, Soft Rose Gold, PHILCO

Escova Secadora, Soft Rose Gold, PHILCO

Continua após a publicidade

Compre aqui

Escova Secadora, Soft Brush, PHILCO

Escova Secadora, Soft Brush, PHILCO

Compre aqui

Escova Secadora Chrome Pink, MONDIAL

Escova Secadora Chrome Pink, MONDIAL

Compre aqui

Escova Secadora Stylish Keration, GAMA

Escova Secadora Stylish Keration, GAMA 

Compre aqui

Continua após a publicidade

Publicidade