Continua após publicidade

Descubra os poderosos benefícios da niacinamida para a sua pele

Ainda não testou a niacinamida na sua pele? Veja motivos que podem te convencer a incorporá-la no seu skincare!

Por Juliany Rodrigues
Atualizado em 2 jul 2024, 21h22 - Publicado em 27 jun 2024, 18h00

Basta uma rápida olhada nas prateleiras das farmácias para encontrar várias opções de cosméticos com niacinamida. Esse ativo, que é uma forma da vitamina B3, pode trazer inúmeros benefícios à pele e geralmente é bem tolerado, sem causar vermelhidões ou descamações.

“Ela é considerada segura para o uso tópico. No entanto, em raros casos, pode provocar irritação e sensação de queimação em pessoas com pele extremamente sensível. Por isso, é recomendável consultar um médico antes de colocar um novo produto na rotina de skincare”, afirma o Dr. Lucas Miranda, dermatologista e fundador da Clínica Lucas Miranda, em Belo Horizonte, Minas Gerais.

Continue a leitura para entender para que serve niacinamida e como esse ativo pode te ajudar a cuidar da saúde e da aparência da sua pele.

Para que serve niacinamida?

A niacinamida é um ingrediente versátil que, de acordo com o Thiago Martins, biomédico e mestre em Medicina Estética, é indicado para todos os tipos de pele, incluindo a pele seca, mista ou oleosa.

“Esse ativo age de diversas maneiras, por isso, gosto de dizer que ele fornece exatamente o que cada tipo de pele precisa”, exclama a Dra. Vanessa Perusso, dermatologista e parceira da Helioderm.

Continua após a publicidade

“De modo geral, a niacinamida atua, principalmente, na redução do sebo, na retenção da umidade, no combate aos radicais livres e na melhora de inflamações. Ela ajuda a prevenir o envelhecimento precoce da pele e, ao mesmo tempo, combate vermelhidão e possíveis irritações, trata manchas e fortalece a barreira cutânea”, completa a médica.

Benefícios da niacinamida para pele

Os benefícios da niacinamida para pele são:

  • Controle da oleosidade;
  • Prevenção das espinhas
  • Ação anti-inflamatória;
  • Melhora da hidratação;
  • Fortalecimento da barreira cutânea;
  • Tratamento de linhas finas e rugas;
  • Uniformização do tom da pele;
  • Ação antioxidante;
  • Proteção contra danos ambientais;

“Para peles oleosas, especialmente, a niacinamida é benéfica por agir na regulação da produção de sebo, diminuindo o brilho excessivo. Além disso, ela tem ação de estabilização da barreira da pele, promovendo a hidratação sem deixar o aspecto oleoso no rosto”, ressalta Perusso.

“Esse ativo deve estar sinalizado nos rótulos dos produtos. Caso ele não apareça com esse nome, também pode ser mencionada como nicotinamida”, fala a parceira de Helioderm.

Como incluir a niacinamida no skincare?

Existem várias formas de incluir a niacinamida no skincare, uma vez que esse ativo pode ser encontrado em uma variedade de cosméticos, desde sabonetes faciais, séruns até cremes hidratantes.

Continua após a publicidade

“Se você for utilizar um sérum com niacinamida, comece limpando o seu rosto com um sabonete adequado para o seu tipo de pele. Em seguida, pode usar um tônico. Feito isso, aplique o sérum. Siga com um hidratante e, durante o dia, finalize com um protetor solar“, sugere o Dr. Lucas Miranda.

Quais ativos são mais combinados à niacinamida?

Em muitos cosméticos, é possível encontrar a niacinamida combinada com outros ativos, sendo que os mais comuns incluem:

  • Ácido hialurônico, que ajuda a potencializar a hidratação
  • Retinol, para tratar os sinais de envelhecimento
  • Ácido glicólico, que proporciona uma melhora da textura da pele
  • Ácido salicílico, que traz ação seborreguladora
  • Vitamina C, que é um poderoso ativo antioxidante e auxilia no viço da pele

 

 

Publicidade