Continua após publicidade

O que é e como usar esqualano na sua rotina de skincare

Um poderoso hidratante, o esqualano é ótimo para todos os tipos de pele

Por Marcela De Mingo
21 mar 2023, 08h00

Se você se interessa pelo universo do skincare, já deve ter ouvido falar do esqualano. Esse ingrediente, bastante comum nos produtos de beleza, promete hidratar e renovar a pele e – acredite! – vem de um composto que já existe no nosso organismo. 

Publicidade

O QUE É ESQUALANO? 

Publicidade

O esqualano é a forma hidrogenada do esqualeno. Esse é um lipídio (ou seja, uma gordura) naturalmente encontrada na pele e secretada pelas glândulas sebáceas. O esqualeno, no entanto, é instável para ser usado em produtos de skincare, então, o esqualano é usado no lugar por ter uma vida útil mais longa. 

Por um tempo, o esqualano foi considerado um ingrediente polêmico do mundo da beleza. Isso porque se acreditava que o esqualeno que dava origem ao ativo era encontrado apenas no fígado dos tubarões. 

Publicidade
Continua após a publicidade

Depois, a ciência descobriu que essa substância existe em muitos outros componentes da natureza (inclusive nos próprios seres humanos) e, hoje em dia, boa parte das indústrias cosméticas usa o esqualeno derivado de plantas na formulação dos seus cosméticos – principalmente os derivados das azeitonas e da cana-de-açúcar

BENEFÍCIOS DO ESQUALANO

Publicidade

Uma pele bem hidratada é uma pele saudável. Por isso, quando aplicado sobre a pele, o esqualano traz muitos benefícios, porque é conhecido como um potente hidratante natural. 

Continua após a publicidade

Em dúvida sobre quais são os principais benefícios do esqualano? Vamos lá: 

Publicidade

COMO USAR ESQUALANO

O primeiro passo é procurar se informar sobre a origem do ingrediente. Aqueles feitos com a base de plantas são os mais indicados e apenas algumas gotas na pele, diariamente, já trazem um ótimo resultado. 

Publicidade
Continua após a publicidade

Você pode acrescentar algumas gotas ao seu hidratante diário ou aplicá-lo diretamente na pele antes do retinol, para diminuir a irritação gerada pelo ácido. 

Publicidade
Publicidade