Continua após publicidade

Os 5 erros de maquiagem mais comuns e como corrigi-los

Quem nunca borrou a máscara ou exagerou no blush? Nós ensinamos a dar um jeito na situação sem precisar começar o make do zero

Por Nadia Tamanaha (colaboradora)
Atualizado em 27 out 2016, 21h08 - Publicado em 11 jul 2015, 08h00

Você pode até ser quase uma profissional na arte da automaquiagem, no entanto, acidentes acontecem e é sempre bom estar preparada para driblá-los. Por isso, elegemos os cinco erros de maquiagem mais comuns e, com a ajuda de Chloé Gaya, maquiadora do Jacques Janine, ensinamos a corrigi-los sem comprometer o resto da produção.

1. Quando a máscara borra…
A primeira dica de Chloé é “deixar a máscara secar e não entrar em desespero”. “Alguns produtos formam uma película que você consegue tirar só de esfregar um pouquinho com uma haste flexível”, explica a maquiadora. Se esse não for o caso da sua máscara, não tem problema: basta umedecer a haste flexível com um pouquinho de demaquilante e remover a mancha. Depois de tirar o borrado, reaplique o corretivo e não se esqueça de uniformizar a pele. “Dê preferência aos demaquilantes mais suaves e feitos à base de água. Os oleosos podem impedir o corretivo de pegar na pele depois”, ensina Chloé.

2. Quando a sombra em pó cai na pele…
Você está com a pele feita e a maquiagem quase pronta, quando a sombra em pó deixa um rastro pelo caminho. “Primeiro, tente tirar com aquele pincel que parece uma vassourinha. Não coloque muita força no movimento para que a sombra não ‘risque’ a pele”, ensina a expert. “Se precisar, use uma haste flexível seca para tirar o que sobrou e finalize com o corretivo”, complementa a especialista. Para evitar o problema, porém, Chloé recomenda aplicar a sombra aos poucos e aplicar pontualmente. “Se colocar muito produto no pincel, as chances de manchar a pele são maiores”, ensina.

 

Continua após a publicidade

3. Quando o blush fica exagerado…
É comum se empolgar na hora de fazer a maquiagem e só depois perceber que exagerou no blush. Como tudo na vida, também existe uma solução simples para o problema. “Passe um pincel duo fiber limpo para espalhar o produto e, assim, tirar o excesso”, explica Chloé. “Se ainda estiver exagerado, passe um pouquinho de pó para amenizar a cor”, complementa.

4. Quando o batom borra…
Batom escuro é sinônimo de poder, mas de nada adianta arrasar na escolha da cor e pecar na hora de aplicá-la ou mantê-la durante o dia. “Mesmo que seja de longa duração, o batom acaba vazando”, diz a especialista. Nesse caso, passe uma das pontas da haste flexível seca em volta da boca para apagar o borrado e, depois, com a outra ponta, aplique um corretivo – não se esqueça de uniformizar a pele. Por último, reaplique o batom.

5. Quando o delineado dá errado…
A maioria das mulheres adora o delineado estilo gatinho, mas todas reclamam do mesmo problema: encontrar a simetria entre os dois olhos. “É impossível deixar os dois lados iguaizinhos e a minha dica para acertar é fazer os dois olhos aos poucos e ao mesmo tempo. Assim, fica mais fácil para manter a simetria”, ensina Chloé. Mesmo assim, acidentes acontecem e, se o seu delineado der errado, dá para corrigir. “Com uma haste flexível seca, remova o pedacinho que ficou maior e passe um pouquinho de corretivo. Depois, refaça o traço”, ensina a maquiadora. 

Publicidade