Continua após publicidade

Saiba tudo sobre o pó translúcido e seus benefícios para a make

Maquiadores falam sobre os benefícios que o pó translúcido pode trazer à maquiagem. Confira!

Por Juliany Rodrigues
Atualizado em 10 jul 2024, 09h17 - Publicado em 4 jul 2024, 18h00

O pó translúcido é um produto que ajuda a selar a base e o corretivo, fazendo com que a maquiagem dure muito mais tempo e não derreta ao longo do dia.

“Ele é conhecido por ser um pó fino, leve e sem cor, o que significa que se adapta a todos os tons de pele sem modificar a cor da make”, afirma Lavoisier Souza, expert de maquiagem de Eudora.

Para que serve o pó translúcido?

Segundo a Letícia Gomes, maquiadora e influenciadora, o pó translúcido serve para diversas finalidades, entre elas:

  • Manter a maquiagem no lugar por mais tempo;
  • Absorver o excesso de óleo da pele;
  • Suavizar a aparência dos poros e linhas finas;
  • Promover um acabamento matte e aveludado;
  • Realizar pequenos retoques ao longo do dia;
  • Garantir uma maquiagem mais uniforme.

Qual a diferença entre pó translúcido e compacto?

Letícia explica que a diferença entre o pó translúcido e o pó compacto está na textura dos produtos e na cobertura que eles proporcionam.

Continua após a publicidade

De acordo com a maquiadora, o pó translúcido é finosolto e, geralmente, incolor ou com uma leve tonalidade que se adapta a diferentes tons de pele sem adicionar cor. Já o pó compacto é mais “pesado” e oferece mais cobertura.

“O pó translúcido traz uma cobertura muito leve e quase invisível, enquanto o pó compacto fornece uma cobertura leve a média”, afirma ela.

“Em termos de finalidade, o pó translúcido é principalmente usado para fixação e controle de brilho, sem alterar a cor da base, enquanto o pó compacto pode ser escolhido por quem quer uma cobertura extra“, acrescenta Gomes.

Como aplicar o pó translúcido?

“Para aplicar o pó translúcido, primeiro certifique-se de que sua base e corretivo estejam bem assentados. Em seguida, mergulhe levemente um pincel fofo no pó e dê leves batidinhas para remover o excesso. Aplique o pó com movimentos suaves e circulares, focando em áreas que tendem a sofrer mais com a oleosidade, como a zona T (testa, nariz e queixo)”, ensina o Emerson Damas, maquiador e influenciador.

Continua após a publicidade

Se você preferir, também pode utilizar uma esponjinha para passar o pó translúcido no rosto. “Ela é ideal para ter mais precisão em regiões específicas, como abaixo dos olhos, para evitar que o corretivo acumule nas linhas finas”, sugere Damas.

Como escolher um bom pó translúcido?

Para escolher um bom pó translúcido, o expert de maquiagem de Eudora aconselha verificar se o produto realmente tem uma textura fina e leve e uma fórmula livre de ingredientes que possam causar a obstrução dos poros ou irritações.

“Sempre opte por marcas de confiança que ofereçam produtos de alta qualidade e compre um pó que garanta um acabamento matificado sem deixar a pele com aspecto ressecado“, indica Lavoisier.

“E, claro, se possível, teste o pó na sua pele antes de adquirir, para ver se ele atende às suas expectativas e necessidades”, conclui Emerson.

Continua após a publicidade
Publicidade