6 dicas para proteger os cabelos dos danos causados pelo verão

Além da pele, os fios também precisam de cuidados extras na estação mais quente do ano

Por Amanda Ventorin Atualizado em 13 jan 2022, 14h34 - Publicado em 21 jan 2022, 10h00

Durante o verão, o que mais se escuta é sobre a importância de proteger a pele dos raios solares, mas muitas vezes os fios são deixados de lado durante esse tempo – e os danos podem ser gigantes. Os raios ultravioletas (UV) que vem dos raios solares causam tanto danos ao nosso cabelos como na pele, porém se fala pouco sobre como esses radicais livres podem afetar o cabelo. “Trata-se de um grande erro, uma vez que as agressões solares nas fibras capilares são potencializadas por outras que fazem parte do dia a dia de muitas pessoas, como descolorações, tinturas, alisamentos e uso de secadores, babyliss e pranchas” diz Heloisa Olivan, bioquímica e cosmetologista do Instituto Olivan.

A profissional explica que assim que o cabelo atinge a parte externa do couro cabeludo, os fatores ambientais incidem sobre os mesmos de modo acumulativo, ou seja, quanto mais longo, mas danificado e por esse motivo as pontas precisam de mais cuidados de maneira constante. “Os raios UVB agem mais na superfície da pele e do cabelo e atingem principalmente a cutícula capilar, danificando a estrutura proteica dos fios e favorecendo o ressecamento e a quebra. Na pele são os mais associados à vermelhidão, descamação e câncer” explica, “São esses raios os vilões responsáveis pela perda proteica dos fios, causando microfissuras na estrutura superficial do cabelo, que servem como porta de entrada para danos mais severos, causados pelos raios UVA”. Os raios UVA, por sua vez, oxida e desbota a cor, independente se for natural ou não. Se esse tipo de radiação conseguir atingir o córtex (camada intermediária do cabelo), a alteração de cor torna-se visível, dando aquele aspecto de fios mais avermelhados ou dourados.

Alterações que o sol pode causar nos fios

  • Danos e perda de componentes da cutícula, camada mais superficial do fio;
  • Exposição das camadas internas do fio, que se tornam mais vulneráveis à desidratação, deixando
    os fios ressecados;
  •  Mudança da pigmentação do cabelo, levando à mudança de cor;
  • Degradação e quebra de proteínas que constituem a estrutura do fio, principalmente a cistina,
    favorecendo o enfraquecimento e quebra;
  • Separação das fibras capilares, levando à tricoptilose – as indesejáveis pontas duplas.

Além disso, segundo Joyce Rodrigues, farmacêutica bioquímica, o sol pode queimar o couro cabeludo. “Principalmente, para quem já tem queda ou cabelos muito finos, essas queimaduras podem gerar uma piora no quadro de queda capilar, assim como provocar um processo inflamatório local e a formação de radicais livres, que agem no envelhecimento” conta a especialista.

6 dicas para proteger os cabelos dos danos causados pelo verão 

Natali Morel, cabeleireira visagista, compartilha algumas dicas para curtir a estação com os fios hidratados e brilhantes. 

1- Hidratação reforçada

Segundo Natali Morel, nesses próximos meses, os cuidados com o cabelo devem ser intensificados, e isso exige uma maior constância nas hidratações feitas em casa. “Por causa do calor intenso, lavamos mais os cabelos, o que significa um desgaste maior nos fios. Desta forma, quem tem uma rotina de hidratação de uma vez na semana, pode passar a realizar esse processo duas vezes, tranquilamente”, explica a especialista.

2-  Proteja os fios do sol

“O melhor protetor solar para os cabelos é o uso de chapéus e bonés. Quem deseja manter os fios saudáveis nesse período deve evitar ao máximo a exposição. Principalmente os cabelos loiros, que costumam sofrer mais e tendem a ficar amarelados e desbotados”, explica Morel.

3- Sem cabelo verde na piscina! 

“Aqui vai uma super dica que todas as minhas clientes amam! Molhe os cabelos e aplique condicionador antes de mergulhá-los na piscina. Em seguida, prenda em um coque alto. Quando o cabelo está molhado, já não sobra espaço nas cutículas dele para absorver a água da piscina, porque elas já foram preenchidas com condicionador/creme. Além disso, a água da piscina resseca os fios e pode deixá-los verdes”, explica a cabelereira visagista. 

Continua após a publicidade

4- Se seu cabelo é tingido, use uma linha especial

“Os cabelos tingidos sofrem ainda mais as ações do verão do que o loiro, por isso, quem pinta os fios deve usar uma linha específica para fios coloridos, considerando que essas fórmulas já serão anti-desbotamento”, ressalta Natali.

5- Condicionar 1°, shampoo depois

“O condicionador vai proteger o comprimento daquela espuma do shampoo que resseca tanto. Desta forma, após aplicá-lo, você pode passar o shampoo e, logo em seguida, novamente o condicionador. Outra dica é passar óleos à base de silicone antes de lavar os cabelos”, indica a especialista. 

6- Proteja-se do sol com penteados

Apenas o sol já é suficiente para danificar os cabelos. Por isso, quem costuma  está exposto aos raios solares deve procurar prender os fios, fazer tranças ou coques. “Essas já são ações suficientes, considerando que os danos causados pelo sol são diversos, como pontas duplas, desbotamento da cor, ressecamento, entre outros”, finaliza Natali Morel. 

 

Confira as indicações da Boa Forma

Kit Keune Care Sun Shield Proteção 

sun shield

 

Kit Shampoo Máscara e Óleo Wella Oil Reflections 
Kit Shampoo Máscara e Óleo Wella Oil Reflections 
Bem dita Praia, Creme protetor, Lola Cosmetics
Continua após a publicidade

Publicidade