Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Protetor solar: guia completo para proteger a pele durante o verão

Veja o que levar em consideração na hora de adquirir o produto

Por Juliany Rodrigues
3 jan 2026, 22h00 • Atualizado em 7 jan 2026, 13h46
protetor solar como escolher
As melhores dicas para acertar na escolha do protetor solar | (freepik/Divulgação)
Continua após publicidade
  • Durante a temporada de verão, um dos assuntos mais procurados é a proteção solar. Afinal, a maior incidência da exposição solar acende um alerta importante sobre os cuidados com a pele, que fica mais vulnerável aos danos causados pelos raios ultravioleta.

    De acordo com a Dra. Lorena Mesquita, professora de Dermatologia da Afya Ribeirão Preto, a fotoproteção não é apenas uma preocupação estética, mas sim uma medida de saúde pública.

    “Em dias quentes, os riscos de exposição são ainda maiores, e o protetor solar é a barreira mais eficaz que temos para minimizar os danos à pele”, afirma.

    A exposição solar sem a proteção adequada pode provocar uma série de prejuízos à barreira cutânea, entre eles, queimaduras, inflamações, manchas, ressecamento, envelhecimento precoce e aumento do risco de câncer de pele.

    “Muitos brasileiros ainda não estão cientes da importância do protetor solar. Não à toa, o câncer de pele é o tipo mais comum no país, o que é extremamente preocupante”, conta.

    Protetor solar o ano todo!

    O uso diário do filtro solar consiste em uma das estratégias fundamentais para deixar a pele protegida e saudável. E não se engane: o produto deve ser utilizado o ano todo e até mesmo em dias nublados, e não apenas durante o verão ou na praia.

    Continua após a publicidade

    “No consultório, vemos diariamente como grande parte das pessoas subestima a necessidade do filtro, acreditando que ele só deve ser usado na praia, em dias de sol forte ou ao ar livre, quando, na verdade, a proteção diária é essencial”, relata a especialista.

    Além disso, é necessário ter em mente que a reaplicação do filtro solar ao longo do dia não pode ser negligenciada. Para garantir a eficácia da proteção, é recomendado passá-lo novamente a cada duas horas ou sempre após contato com a água ou com suor.

    As melhores dicas para acertar na escolha do protetor solar

    Na hora de escolher um protetor solar, é preciso ficar de olho em diversos fatores. A seguir, a dermatologista aponta os cinco principais:

    1. Tipo de radiação e amplo espectro

    Para obter uma defesa completa, opte por filtros solares que ofereçam proteção de amplo espectro, ou seja, que bloqueiem tanto os raios UVA quanto os UVB.

    Continua após a publicidade

    2. Fator de proteção solar (FPS)

    Para o uso diário, a orientação é passar um protetor solar com FPS 30 ou mais. Entretanto, se a exposição for intensa, por exemplo, no calor ou na praia, um FPS mais elevado pode fazer a diferença.

    3. Textura adequada ao tipo de pele

    Peles oleosas costumam se dar bem com fórmulas mais leves, em gel ou não comedogênicas. Já as peles secas tendem a preferir produtos mais cremosos e enriquecidos com ativos hidratantes, pois isso ajuda a evitar a piora do ressecamento e da descamação.

    4. Resistência à água e reaplicação

    Durante os dias quentes, é normal acontecer um aumento na transpiração. Por esse motivo, o melhor a se fazer é investir em um protetor solar que seja resistente à água.

    5. Ingredientes e tolerância da pele

    Filtros físicos (como óxido de zinco) tendem a ser mais suaves para peles sensíveis, enquanto os químicos apresentam texturas mais fluídas. Lembre-se de sempre ficar longe de fórmulas com componentes que você já sabe que sensibilizam sua pele.

    Continua após a publicidade

    Outros cuidados importantes

    Além do uso de protetor solar, há outras medidas importantes para minimizar os danos dos raios ultravioletas à saúde cutânea.

    Usar chapéus, roupas com proteção UV e óculos escuros é uma das estratégias complementares, assim como evitar a exposição ao sol entre 10h e 16h — período em que a radiação ultravioleta atinge seus níveis mais elevados.

    Acompanhe o nosso WhatsApp

    Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.