Continua após publicidade

Queilite: descubra como tratar e proteger seus lábios ressecados

Não sabe mais o que fazer para acabar com as rachaduras na boca? Veja dicas essenciais

Por Giovana Santos
Atualizado em 21 out 2024, 17h29 - Publicado em 2 out 2024, 14h00
Lábios
 (Mart Production/Pexels)
Continua após publicidade

Queilite é um termo médico usado para descrever qualquer inflamação que afeta os lábios. A região, por ser extremamente sensível, pode sofrer com vários fatores, que vão desde o frio extremo até o calor e os raios UV. Se você sente que esse é o seu caso, veja como melhorar o aspecto e a saúde dessa área a seguir:

Tipos de queilite

  • Queilite angular (“boqueira”): deixa os cantinhos dos lábios ressecados e com descamação;
  • Queilite actínica: geralmente causada pela exposição excessiva ao sol sem a devida proteção. Pede muita atenção, já que pode evoluir para câncer de pele;
  • Queilite de contato: ocorre quando o local entra em contato com algum produto irritante – seja um gloss diferente, a pasta de dentes ou enxaguantes bucais;
  • Quelite esfoliativa: a mais comum e que traz incômodos sobretudo para as mulheres, já que trata-se de uma descamação que é difícil tratar.

Cuidados com os lábios 

Invista em um bom hidratante labial

A hidratação do lábio é tão necessária quanto a hidratação da pele. E ela começa pela parte interna – isso significa beber muita água! Já a hidratação local pode ser feita com hidratantes labiais. Eles devem ser aplicados sempre que necessário, várias vezes ao dia.

Ah, e uma dica: batom não é hidratante labial. Apesar de muitos batons contarem com essa função de hidratação, produtos assim são minoria. Além disso, se os  lábios já estiverem ressecados e você aplicar o batom por cima, eles podem ressecar ainda mais ou desenvolver algum tipo de alergia de contato por causa do pigmento.

Continua após a publicidade

Proteja a área do sol

A proteção contra a radiação ultravioleta é indispensável e deve acontecer todos os dias, se houver exposição. Já existem no mercado, hoje, hidratantes labiais com FPS 30, o mínimo necessário para a proteção diária dos lábios, de acordo com a dermatologista. Se estiver na praia ou na piscina, a recomendação é reaplicar o produto a cada 2 horas ou sempre que sair da água.

Evite passar a língua nos lábios

Muitas pessoas têm esse hábito, que é quase inconsciente. Você passa a língua nos lábios quando está pensando, depois de comer, quando está nervosa, até mesmo quando sente que eles estão ressecados.

A sensação de alívio e hidratação é momentânea, e, na verdade, a saliva, por ter um pH mais ácido, pode causar ressecamento e até ‘assaduras’ nos lábios. O ideal é ter seu hidratante labial sempre à mão e, quando sentir necessidade, não passar a língua, e, sim, o hidratante.

Continua após a publicidade

Hidratação antes de dormir

Uma dica interessante é aplicar um hidratante labial sem FPS antes de dormir, inclusive ultrapassando a linha dos lábios e aplicando também na pele logo ao redor da boca. Isso ajuda na prevenção do aparecimento de rugas em código de barras na região do buço.

Evite o cigarro

Além de ser prejudicial para o organismo como um todo, aumenta o risco de câncer de lábios.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.