Quer apagar a tatuagem? A gente responde suas dúvidas

Quem fez e se arrependeu pode recorrer ao laser para se livrar do desenho na pele. Mas não tem milagre: o tratamento dói, custa caro e nem sempre garante 100% de resultado. Marcella Delcourt, dermatologista de São Paulo, conta os detalhes para você

Fez e se arrependeu? A remoção é dolorida, mas pode dar um jeito!
Foto: Getty Images

 

1. Qual a técnica mais indicada?

Sem dúvida, o laser. Antigamente, havia outros métodos, como a dermoabrasão (espécie de esfoliação profunda) e a retirada da pele por meio de cirurgia, o que resultava em cicatrizes evidentes – por isso, essas técnicas não são mais usadas pelos médicos. Já o laser é capaz de explodir o pigmento da tatuagem, preservando a pele que não foi tatuada. Como na depilação a laser, a luz do equipamento é atraída pela tinta por baixo da pele, atingindo diretamente o ponto desejado.

 

2. Qual o melhor tipo de laser?

Existem várias máquinas indicadas para a remoção da tatuagem, como a NdYag Q Switched. Os especialistas ainda utilizam bastante o Dye Laser, o laser de rubi e o de alexandrita. Como existem cores mais difíceis de “apagar” – vermelho, amarelo e laranja (o preto e o azul respondem melhor) -, é muito comum recorrer a mais de um tipo de laser, combinando a tecnologia de dois ou três equipamentos, porque cada um deles é mais eficiente para remover determinadas cores. Sendo assim, converse com o dermatologista para saber se ele dispõe da máquina que vai servir para o seu caso.

 

3. Quanto tempo demora para apagar o desenho?

Vai depender do tamanho da tatuagem e da quantidade de cores que ela tem. Desenhos menores e somente em preto são mais fáceis de ser removidos. Mas, de forma geral, o tratamento é longo: recomenda-se de cinco a 12 sessões, com um intervalo de um mês entre elas, para chegar a um resultado satisfatório. Isso significa de seis meses a um ano para você ter uma ideia do efeito final.

 

4. Fica perfeito?

Nem sempre some 100%. Em muitos casos, a pele acaba um pouco manchada. Mas o resultado varia de acordo com os tons usados (o preto tem chance de sumir completamente) e com a região em que o desenho foi tatuado – no pescoço, nos pés e nas mãos, a remoção é mais difícil do que nas costas, na barriga e nas pernas, por exemplo. Por isso, duvide de promessas mágicas. Quem tem tendência à quelóide (formação de cicatrizes grossas e altas) pode apresentar o problema após o uso do laser. Converse com o seu médico para avaliar o risco. Ele pode adotar medidas, como o uso de pomadas à base de cortisona e infiltrações de corticóide, que previnem as cicatrizes.

 

5. Dói muito?

O tratamento é, sim, dolorido. Tanto que há necessidade de anestesiar o local com cremes e também com injeções. Quem já fez afirma que a sensação se parece com a de uma queimadura, como se óleo quente estivesse pingando sobre a pele. Depois da sessão, a área fica vermelha, queimada e eventualmente formam-se bolhas. Você também vai precisar fazer um curativo e passar uma pomada cicatrizante e antibiótica por cerca de uma semana.

 

6. Custa caro?

Sim, a remoção da tatuagem com laser não é nada barata. Uma seção custa, em média, de 1200 a 1500 reais – cerca de 6 mil reais para tirar uma tatuagem pequena feita só com tinta preta. No fim, sai infinitamente mais caro apagar o desenho do que fazer um. Portanto, pense duas vezes antes.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s