Roacutan: depressão, ressecamento e outros efeitos colaterais

Indicado para o tratamento de acne severa, o medicamento gera polêmicas, mas médico explica como minimizar os efeitos colaterais

Por Victoria Theonila Atualizado em 10 ago 2021, 18h22 - Publicado em 10 ago 2021, 09h00

Famoso medicamento para o tratamento de casos graves ou resistentes de acne, o Roacutan – também conhecido como isotretinoína, é uma remédio que reduz a atividade, tamanho e quantidade de sebo produzido nas glândulas sebáceas. Esse remédio só pode ser adquirido com receita médica, exigindo acompanhamento médico e exames de sangue frequentes. “Esse medicamento causa diversos efeitos colaterais ao paciente, que deve assinar um termo de consentimento informado. Por isso, é feita uma rigorosa avaliação e inúmeros exames antes de indicar a isotretinoína”, explica a médica especialista em dermatologia, Dra Geisa Costa.

Nas últimas semanas, esse medicamento voltou a chamar atenção, dessa vez em redes sociais como o Twitter e o TikTok, com relatos de usuários sobre os efeitos colaterais físicos e emocionais causados pelo remédio. Um dos relatos na rede destacava a depressão: “Amei o resultado que o Roacutan me deu, mas só quem conviveu comigo durante esse tempo sabe o quando foi difícil. Quase entrei em depressão, fora os meus surtos”.

Na rede social chinesa, TikTok, existem duas hashtags para abordar o assunto. A #roacutancheck conta com mais de 17 milhões de visualizações e a #roacutanchallenge com 3,9 milhões de views. Em ambas é possível visualizar vídeos de antes e depois do tratamento com o medicamento. Uma das recentes polêmicas na rede social foi de que o Roacutan afina o nariz das pessoas – teoria negada pelos dermatologistas. “Não existe uma idade mínima para recomendar o uso da isotretinoína, mas não costumamos prescrever para pacientes com menos de 12 anos, porque no caso teria que ser indicação do pediatra”, compartilha o Dr. Herbeth Sobral.

Os efeitos colaterais do Roacutan

Derivado sintético da vitamina A, a isotretinoína faz a pele descamar, diminuindo a produção de sebo e com isso, a inflamação da pele causada pela acne. “O medicamento é usado em caso de acne resistente ou severa, aquelas que chamamos de nodulocística (grau 3) e acne inflamatória de grau 2, quando essa não melhorou com outros tipos tratamentos. Os efeitos mais comuns causados durante o tratamento são: ressecamento da pele e mucosas, ressecamento dos olhos e do nariz, e em alguns casos até dor de cabeça e um pouco de queda de cabelo”, comenta Costa.

No organismo, o medicamento pode causar a elevação de gorduras no sangue, além do aumento dos níveis de colesterol e triglicérides – aqui explica-se a necessidade mensal de acompanhamento e exames de sangue. “Em alguns casos, o fígado também pode ficar sobrecarregado, por isso não indicamos o consumo de álcool durante o tratamento”, diz. Além disso, a isotretinoína é expressamente contraindicada para gestantes, uma vez que pode causar formação e desenvolvimento de anomalias no útero e consequentemente a malformação do embrião.

Continua após a publicidade

Dicas para minimizar os efeitos do Roacutan

A duração do tratamento pode variar de acordo com a dose diária e a remissão completa da acne, que ocorre geralmente entre 16 a 24 semanas. “A dose da medicação é individualizada, ou seja, avaliamos de acordo com o peso do paciente e o grau de inflamação causada pela acne”, conta Sobral.

Caso esteja em tratamento com a medicação, há algumas dicas de como cuidar da pele fragilizada e mantê-la muito bem hidratada e protegida. “A pele está muito seca e sensível, então aplique um potente hidratante para cuidas das regiões mais atingidas e não esqueça de proteger também com um protetor solar com alto índice UV. Para os lábios, a pele pode romper e isso causa muito incômodo e dor na região. Não dispense o uso de hidratantes e manteigas específicas para a boca”, fala Costa. Você sabia que os olhos também podem ficar mais secos e irritados? Por isso, consulte o seu médico para entender qual colírio é mais recomendado.

“O soro fisiológico pode ser um ótimo aliado para a região do nariz – principalmente em dias mais secos. Para os pacientes que estão ingerindo altas doses do medicamento, é contraindicado alguns tratamentos, como laser, cirurgias e até tatuagens, uma vez que o Roacutan pode atrapalhar o processo de cicatrização da pele”, indica Sobral.

O umidificador de ar pode ser um ótimo aliado durante o tratamento com o Roacutan. Esse equipamento condensa as moléculas de água espalhadas pelo ambiente, deixando o ar mais úmido e agradável para respirar. “Ah, e claro, não esqueça do mais importante: mantenha o organismo hidratado com muita água, além de uma boa alimentação”, completa Costa. Lembre-se: quanto mais regulares forem seus cuidados diários com a pele e o corpo, mais fácil será o tratamento com o Roacutan.  

 

Continua após a publicidade

Publicidade