Será que a sua rotina de banho está causando problemas na sua pele?

Alguns hábitos no chuveiro podem contribuir para a acne e outros problemas de maneiras que você nunca imaginaria. Irônico, não é?

Por Redação Boa Forma - Atualizado em 28 out 2016, 04h34 - Publicado em 22 set 2016, 13h47

Você é da turma que adora passar um sabonete no rosto e não dispensa um esfoliante ou a boa esponjinha? Obviamente, nós cuidamos da pele para deixá-la sempre limpa e lisinha. Mas, sabia que esse ritual de beleza pode, na verdade, causar acne e ouros problemas na pele? Para facilitar a sua vida, a dermatologista Karla Assed, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da American Academy of Dermatology (RJ), explica quais são os hábitos que podem comprometer a saúde da sua pele:

Você usa a água muito quente ou muito fria
A água fria fecha os poros, o que não permite a secreção natural de sebo e bactérias causadoras de acne. Já a temperatura mais quente abre os poros e estimula a produção de sebo em excesso, o que deixa a pele mais propensa à irritação.

Veja também: Acne depois dos 25 anos?

Você toma muitos banhos por dia
Sim, tomar vários banhos pode ser um problema, já que sua pele pode ficar irritada. “Quando há a remoção da proteção natural cutânea, causado por banhos em excesso o indivíduo pode desenvolver eczemas, uma reação que provoca muita coceira, lesões avermelhadas e descamativas causadas pelo ressecamento”, explica a dermatologista Karla.
 

Seus produtos para o cabelo… 
Xampús, especialmente aqueles que contêm sulfatos, podem desencadear a acne. Por isso, escolha produtos livres da substância e dê preferência aos orgânicos.O uso de muito condicionador e creme para os cabelos pode causar acne e dermatite seborreica no couro cabeludo”, adverte Karla.
 

Você esfolia demais
Esfoliação agressiva com produtos muito fortes ou esponjas pode causar uma irritação significativa da pele e também desencadear a acne. Além disso, segundo Karla, a esfoliação pode remover de forma irregular os cravinhos na pele e induzir a formação de espinhas.

Continua após a publicidade
Publicidade