Skincare labial: dermatologistas dão o passo a passo para o outono

Quem não sonhou em ter os lábios da Angelina Jolie?

Por Jéssica Leiras Atualizado em 13 abr 2022, 11h00 - Publicado em 14 abr 2022, 14h56

A boca carnuda com o arco do cupido bem definido é objeto de desejo nos consultórios dermatológicos.

“Ela pode ser alcançada através do volume e hidratação adequada, levando em conta as características, personalidade e etnia de cada um. Uma boca bonita tem o volume certo, porém, com naturalidade e funcionalidade anatômica. Conseguimos definir o arco do cupido através do preenchimento com ácido hialurônico”, pontua a dra. Michele Monteiro, Membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

No entanto, as estações mais amenas e secas podem ser grandes vilãs para quem busca essa boca – muitas vezes esquecida enquanto nos preocupamos com os cuidados de skincare do rosto. Para a dermatologista Daniela Balizardo, da Clínica Vanité, em São Paulo, além da função de mastigação; fala e respiração, ela é peça fundamental para a beleza facial, por isso, deve receber os mesmos cuidados e dedicação dados à cútis.

Lembre-se de que as mudanças de estação são momentos importantes de atualizar as etapas de skincare. Com a chegada do outono, além da queda das temperaturas, o clima tende a ficar mais seco, fato que reduz a oleosidade natural da pele e torna necessário adequar a rotina ao período.

CUIDADOS COM OS LÁBIOS NO INVERNO

  • hidratação

“A hidratação é fundamental para a obtenção de um lábio mais saudável, e deve ser realizada logo após a limpeza facial e a escovação dos dentes. Lembre-se de que a sua boca também fica exposta ao frio, ao vento, à poluição e à ausência de umidade. Por isso, além da ingestão abundante de água, lance mão de hidratantes com substâncias essenciais, como ácido hialurônico, vitamina E, ceramidas, pantenol e manteiga de karité”, sugere a dra. Daniela, que também é Membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

  • FPS

Engana-se quem pensa que também não é preciso estar atenta à proteção solar. “Os lábios necessitam de cuidados especiais, principalmente para quem se expõe, inclusive nos dias mais frios. É essencial usar batom ou gloss labial com FPS”, propõe a dra. Michele que ainda dá dicas de cuidados no outono.

  • esfoliação

“Podemos fazer uma esfoliação a cada 10 ou 15 dias. Além disso, ainda temos algumas opções de tratamentos nos consultórios dermatológicos, como o laser ablativo superficial, onde conseguimos criar microperfurações nesta superfície e, após isto, fazermos um ‘drug delivery’ com ácido hialurônico para auxiliar a manter a hidratação e a beleza da região”, sinaliza a dermatologista.

Continua após a publicidade

Publicidade