Testamos: máscaras de efeito rápido para turbinar a rotina de skincare

Rápidas e fáceis de usar, as máscaras faciais chegaram para ficar. A Boa Forma experimentou algumas opções e conta o que sentiu na pele

Por Amanda Maia Atualizado em 25 fev 2021, 11h12 - Publicado em 25 fev 2021, 09h00

Passado quase um ano de pandemia, já é possível afirmar que produtinhos e rituais de beleza que trazem sensação de conforto é o que a gente mais quer ao nosso lado nessa jornada de isolamento social. As máscaras faciais, caseiras ou não, são itens que se encaixam perfeitamente nessa categoria, pois transformam o clima do banheiro em spa e oferecem bem-estar imediato (gostamos assim!). Pensando nisso, nós testamos algumas máscaras de efeito rápido para você turbinar a sua rotina de skincare!

Além dos benefícios que as fórmulas podem trazer para a pele, é importante aproveitar toda a experiência sensorial que o passo a passo da aplicação oferece: um momento prazeroso de autocuidado, de concentração, de relaxamento, ideal para esquecer um pouco dos problemas. Se você ainda não se deu esse presente, prepare-se, pois as opções de máscaras não faltam. 

Com que máscara eu vou?

Diferença entre as cremosas e as “sheet masks”

Para começar, existem alguns formatos diferentes no mercado. As versões cremosas em potinhos, que trazem maior quantidade do produto, podem ser utilizadas várias vezes aplicando com uma espátula e depois removidas com água. Ou as “sheet masks”, vendidas em unidades, que têm se tornado bastante populares. Feitas de papel, tecido ou gel, elas possuem o formato da moldura do rosto, devem ser usadas e depois descartadas. 

“Ambos os tipos funcionam. O que elas podem variar é na questão da formulação, densidade e concentração de ativos. Alguns efeitos podem ser imediatos, mas têm um tempo de duração limitada. Para mantê-los, é importante fazer a rotina regular de skincare e complementar com o uso da máscara pelo menos uma vez por semana ou conforme indica o tratamento”, afirma Juliana Spano, esteticista da Clínica Carla Albuquerque de Dermatologia. Ela também ressalta que, antes da aplicação da máscara, a pele deve estar sempre limpa e seca para absorver os ativos com eficiência. 

Qual a melhor fórmula para seu skincare?

mulher olhando no espelho

A essa altura você já deve estar se perguntando qual a melhor máscara para você. Os produtos trazem especificados na embalagem os atributos, a fórmula, as recomendações de uso e de tipos de pele. As máscaras podem conter ativos para o rejuvenescimento, clareamento da pele, hidratação, brilho, entre outros. Se você tem dúvidas sobre o seu tipo de pele, antes de comprar, é essencial consultar um dermatologista e aproveitar para tirar dúvidas sobre quais os melhores ingredientes para você. Dessa forma, a sua escolha se torna certeira. 

Inshallah, muito ouro!

Nas prateleiras, tem ingredientes para todos os gostos e necessidades. Até máscaras de ouro e de diamante podem ser encontradas. “Os minerais trazem diferentes benefícios à pele. O ouro pode atuar na redução de rugas e na firmeza. Já o diamante, por exemplo, ajuda na renovação celular além de combater os radicais livres, nutrir e estimular o metabolismo das células, devolvendo a luminosidade e o viço”, diz Paula Chagas, esteta e cosmetóloga da Clínica Mademoissele SPA,  de Uberaba, Minas Gerais. 

E as de argila?

Outras bastante comuns são as máscaras de argila, que trazem na composição de minerais como, magnésio, zinco, ferro, cobre e silício. “Geralmente, as argilas possuem efeito detox, purificante e anti-inflamatório, sendo indicada para pessoas com peles mista ou oleosas”, diz Juliana.

 

Baile de máscaras de efeito rápido

mulheres de mascara
Klaus Vedfelt/Getty Images

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre as máscaras faciais, chegou a hora de irmos para a prática. Boa Forma experimentou algumas opções de máscaras de formatos e atributos diferentes e conta para você um pouco sobre as sensações:

  • Absolue Golden Cream Mask, Lancôme 

Cada sheet mask, de uso único, contém 15 g de Absolue Soft Cream, cujo principal componente são os extratos da grand rose, a rosa de Lancôme, e infusão de ouro 24 quilates que, segundo a marca, estimula a produção de colágeno e a circulação. A máscara possui tecnologia de tripla camada, conferindo maior penetração do produto sobre a pele. Outros atributos descritos pelo produto são o efeito glow instantâneo, regeneração celular, nutrição, pele tonificada, viçosa e linhas finas menos evidentes.

A Boa Forma testou: Esperávamos uma uma sheet mask branca e fininha, como é a maioria das máscaras convencionais, mas essa é um pouco mais espessa e macia que as demais e, além disso, tem a cor dourada. A máscara também é prática, pois vem dividida em duas (uma para cobrir a parte superior do rosto e outra para a inferior), sendo mais fácil de aplicar e de alcançar todos os cantinhos e contornos da pele. O aroma dos extratos da grand rose é outro ponto forte. “Notei que a pele ficou descansada, lisinha e mais iluminada, com aquela sensação de rosto saudável e revigorado. Apliquei à noite, mas, acredito que utilizar para começar o dia seja ainda melhor”, afirma Amanda Maia, editora-chefe de Boa Forma.

Compre aqui. 

mascara absolue lancome
Lancôme/Divulgação
  • Máscara facial em tecido Carvão Detox, Pure Carbón, Garnier

A máscara detox negra da Garnier é feita de tecido enriquecido com carvão (conhecido pelas propriedades absorventes) e com uma fórmula enriquecida com extrato de chá preto e ácido hialurônico. A indicação de uso é de 15 minutos e é recomendada pra purificar, hidratar e reduzir poros. Ideal para peles oleosas e com brilho. Adaptado à pele sensível.

A Boa Forma testou: A máscara é feita de um tecido bem macio e vem embebida de bastante produto. Portanto, é preciso tomar um pouquinho de cuidado para não rasgá-la ao retirá-la da embalagem, embora o tecido até seja espesso. A sensação pós-uso é de uma limpeza profunda. A pele fica visivelmente matificada. “Utilizei e, em seguida, fiz maquiagem. Gostei do resultado”.

Compre aqui.

  • Máscara de argila purificante, Chronos, Natura

É indicada para peles mistas a oleosa. Segundo a marca, essa máscara traz a tecnologia prebiótica de babaçu, que alimenta a microbiota e fortalece a barreira cutânea, além de argilas minerais e ácido mandélico. A proposta do tratamento é reduzir a produção de oleosidade, poros e acnes na pele com resultados imediatos e também a longo prazo. O produto vem em embalagem de vidro 70g, que permite várias vezes o uso. 

A Boa Forma testou: É uma máscara de argila com textura leve, de ótima espalhabilidade. Também é fácil de remover. O tempo de utilização recomendado é de 15 minutos, uma camada fininha que deve ser aplicada na pele limpa e seca. Imediatamente após ser retirada, foi possível notar poros fechados e pele matificada. 

Compre aqui.

 

  • Máscara facial revigorante melão provençal, L’Occitane en Provence

Em embalagem de vidro 75 ml, a recomendação de uso é para peles normais a oleosas com o aspecto cansado (peles opacas, sem hidratação, com inchaço embaixo dos olhos), de uma a duas vezes por semana. 

A Boa Forma testou: O primeiro quesito que chama a atenção é o cheiro. É bastante refrescante, característico do melão e dá vontade de comer (mas não pode, claro!). Em segundo lugar, vem a textura um pouco gelatinosa, que, segundo a marca, foi inspirada nos sorbets. “Apliquei numa sexta-feira à noite, depois de uma semana bem corrida. Deixei por 5 minutos no rosto, conforme recomenda a embalagem, e tive uma leve sensação de pele revigorada e com um pouco mais de brilho. Mas, mais do que o resultado que ela oferece, vale destacar como ela deixa o ritual de skincare mais gostoso por conta do relaxamento que o toque e o aroma promovem”, afirma Amanda. 

Compre aqui.

  • Máscara facial para redução de olheira com ouro e acetil treta peptídeo, Belliz

Fabricada na Coreia, traz ativos como o Acetyl Tetrapedptídeo e Sodium Hyaluronate, que auxiliam na redução das olheiras e na redução das linhas de expressão na área dos olhos. O par é vendido em sachê, de uso único, no formato adesivo gel. 

Continua após a publicidade

A Boa Forma testou: “Por ser um formato adesivo somente para a região dos olhos, achei a máscara prática e fácil de usar. Foi possível realizar outras atividades, como trabalhar, enquanto esperava os vinte minutos recomendados, sem que ela ficasse atrapalhando. Como não tenho olheiras muito marcadas, acabei não percebendo muita diferença nesse aspecto. Mas, no geral, foi possível perceber pele mais descansada e hidratada.

Compre aqui.

 

  • Máscara mineral de efeito purificante, Vichy

Traz na fórmula dois tipos de argilas brancas com Água Termal Mineralizante para peles mistas a oleosas. É indicada para remover impurezas do rosto e resíduos de poluição, além de diminuir o brilho exagerado do rosto, hidratar e equilibrar o PH. É vendida em dois sachês de 6 ml cada com a indicação de uso de uma a duas vezes por semana.

A Boa Forma testou: A textura é um pouco mais firme e bem fácil de espalhar no rosto de um jeito uniforme. “Deixei agir por cinco minutos, conforme a recomendação de uso. Notei que a argila não resseca totalmente, como, em geral, acontece com as máscaras de argila. Isso torna o produto menos incômodo sobre o rosto e também mais fácil de ser removido. Em seguida, retirei a máscara durante o banho com água morna. Ao olhar no espelho, notei imediatamente poros mais reduzidos e rosto matificado. Tenho a pele normal e acredito que, em peles oleosas, o resultado deve ser ainda mais visível”.

Compre aqui.

 

  • Máscara facial firmadora peptídeos de cobre e frutas vermelhas, Belliz

O tratamento tem dois passos. O primeiro é a aplicação da máscara descartável por vinte minutos, com ativos de cobre que tem proposta promover a firmeza na pele. Já o segundo é a utilização do sérum, com ativos de frutas vermelhas, que atuam como antioxidantes e combatem os radicais livres. A embalagem unitária tem 2 g.

A Boa Forma testou: A máscara é de coloração rosê e tem o aroma refrescante das frutas vermelhas. O sérum do passo dois tem a textura superleve, lembra um primer. Resultado de pele uniforme e lisinha.

Compre aqui.

  • Máscara facial em tecido Hidra Bomb, camomila calmante, Garnier

Chamada de bomba de hidratação, essa máscara é enriquecida com uma fórmula calmante, concentrada em extrato de camomila, ácido hialurônico e um serum hidratante. Quando aplicada no rosto, atua como uma compressa de hidratação. O tempo recomendado de uso é 15 minutos. Adaptado à pele seca e sensível.

A Boa Forma testou: Delicioso, o aroma floral suave é o primeiro quesito que chama atenção. Apliquei no final do dia, depois de uma jornada intensa no trabalho. Trouxe a sensação de hidratação e de descanso prometida na embalagem.

Compre aqui.

  • Máscara mineral efeito peeling, Vichy

Máscara mineral com rochas vulcânicas, água termal mineralizante e AHA, composto do extrato de blueberry, laranja, cana-de-açúcar e limão, para remover células mortas, alisar a textura da pele, promovendo renovação e luminosidade. É vendida em dois sachês de 6 ml cada com a indicação de uso de uma a duas vezes por semana.

A Boa Forma testou: A textura aquagel é bem levinha e refrescante sobre a pele. Possui micropartículas que fazem uma esfoliação bem gentil no rosto. Após o uso, a pele ficou mais homogênea e lisinha. O aroma também é bastante agradável.

Compre aqui.

Making of…

Alguns cliques dos bastidores do testes : )

golden mask
A máscara dourada Absolue Golden, da Lancôme AM/Divulgação

 

amanda mascara beliz
Teste da máscara facial para redução de olheira, da Belliz/ Amanda Maia/Divulgação
mascaras faciais
Algumas das máscaras que recebemos das assessorias para os testes/ Amanda Maia/Divulgação
mascara vichy argila
Com a máscara mineral de efeito purificante, Vichy

Amanda Maia/Divulgação

 

*Alguns produtos acima possuem links para a compra para os parceiros de afiliação do Grupo Abril – com preços referentes ao mês de fevereiro de 2021.

** A Boa Forma não recebe cachê para realizar os testes dos produtos, que são enviados pelas respectivas assessorias de imprensa para a realização da matéria.

  • Continua após a publicidade
    Publicidade