3 receitas de máscaras caseiras com café para reduzir olheiras e espinhas

Acredite, não é apenas no seu pré-treino que o grão pode brilhar. Ao usá-lo para os rituais de beleza é possível perceber inúmeros benefícios

Engana-se quem acredita que o lugar do café é apenas no pré-treino para dar energia de sobra e ajudar a queimar gordurinhas. Isso porque quando o assunto é cuidados com o corpo, o grão também pode ser um grande aliado.

A dermatologista Renata Marques, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), explica que a versatilidade do café pode ser explicada por seus componentes anti-inflamatórios. “Ele atua sobre a circulação, aumentando o fluxo de sangue do organismo. Dessa forma, é possível diminuir o acúmulo de toxinas e melhorar a oxigenação. Dessa forma há diminuição de todo tipo de inflamação, desde acne até celulite”, afirma a especialista.

Em sua composição, um dos grandes destaques é a alta concentração de flavonoides, compostos bioativos que protegem a derme do efeito dos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento fora de hora.

Inclusive, uma das muitas diversas de aproveitar todo o potencial do grão para os cuidados com o rosto é apostar em máscaras faciais. As que são feitas com as borras de café servem para aliviar a presença das olheiras. Também é indicada para as bolsas sob os olhos e para clarear a pele, suavizando manchas. A cafeína presente no pó do café possui propriedades clareadoras e firmadoras.

A seguir, confira como cuidar do rosto em casa:

1. Máscara caseira para tratar espinhas

A borra que antes iria para o lixo, agora é uma poderosa aliada da sua beleza e pode aliviar o incômodo das espinhas. “Além de atenuar a inflamação da pele, promove a renovação celular”, afirma Renata Marques.

Lembre-se de lavar o rosto antes de aplicar a máscara para potencializar os efeitos.

É interessante passar perto dos olhos (sem deixar entrar dentro do olho) porque a mistura possui efeito clareador. A máscara deve agir por 20 minutos e depois basta retirá-la com água morna ou em temperatura ambiente e, em seguida, passar o creme para o rosto que você está acostumada a usar diariamente.

“É possível fazer essa máscara duas vezes por semana ou sempre que sentir necessidade. Observe o toque macio que a sua pele ficará logo após a retirada”, comenta a dermatologista.

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de leite integral
  • 2 colheres de sopa de café

Modo de preparo

Com o auxílio de uma colher ou espátula, misture todos os ingredientes até ficar homogêneo. Tome cuidado: ela não deve ficar muito líquida para que não se perca o ponto certo. Com a ajuda do pincel, aplique no rosto.

2. Máscara caseira para reduzir olheiras

Junte uma pequena porção de pimenta-do-reino com um pouco de borra que tenha restado do café que preparou. Depois, junte o óleo de coco à mistura. Você não vai usar porções definidas. Só necessita misturar esses ingredientes. Feita a máscara, já pode aplicar nas olheiras.

De maneira delicada, com ajuda dos dedos, faça massagens suaves. Aguarde entre cinco a dez minutos para a mistura atuar, ela irá ressecar em cima da pele. Para retirá-la, basta lavar a área com água. Por fim, aplique o seu hidratante habitual. Ideal fazer à noite.

Assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas notícias de BOA FORMA

3. Máscara caseira para clarear e melhorar acne

O melhor horário de utilizar a misturinha é antes de dormir, já que depois disso você não entrará em contato direto com o sol, evitando o aparecimento de manchas.

O ideal é que você faça essa máscara, ao menos, duas vezes por semana. Em casos mais extremos, faça em dias intercalados (um dia sim e outro não). O legal é que ela é simples de fazer e pode ser aplicada em qualquer tipo de pele.

Ingredientes

  • 2 (duas) colheres de sopa de borra de café
  • 1 clara de ovo batida em neve
  • 1 ou 2 gotas de óleo de gerânio ou de amêndoas

Modo de Preparo

Misture todos os ingredientes até obter uma pasta com aspecto arenoso. Antes de tomar banho, aplique essa mistura no rosto e tenha bastante cuidado para não esfregar a área dos olhos. Faça movimentos circulares e tenha controle da força para não agredir a pele. Na área dos olhos, aplique a máscara com bastante cuidado. Deixe agir por 10 minutos. Em seguida, retire a máscara com água em temperatura ambiente (ou morna, aproveitando a água do banho). Seque o rosto com cuidado e aplique o creme que você usa normalmente. Se a sua pele for oleosa, use cremes que não utilizem óleos em sua composição.

 

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s