Quando é a hora de trocar minhas lâminas de depilar?

Isso tudo depende da maneira - e em quais partes do corpo - você a manuseia

Por Amanda Ventorin Atualizado em 14 abr 2022, 20h37 - Publicado em 20 abr 2022, 10h00

Quando o assunto é depilação, escolha é algo que não falta. Marcas, lâminas duplas, simples e diversos outros requisitos lotam as prateleiras das lojas, te permitindo testar qual delas melhor funciona para você (e não agride a pele). Mas, apesar das diversas possibilidades, ainda há uma questão crucial para se resolver: Quando devo trocar minha lâmina de depilação?

QUAL O TEMPO DE DURAÇÃO DA LÂMINA?

Na verdade, depende! Diferente do que muitas pessoas acreditam, o tipo de lâmina e em qual parte do corpo você usa pode alterar essa resposta. Isso porque quanto mais grosso o pelo, mais rápido a lâmina ficará cega (e você não quer se depilar com uma lâmina cega).  A dermatologista Meire Gonzaga explica que o momento de troca é quando a depilação já não é tão eficaz.

Mas, para ter uma base, a marca Gilette divulga que uma lâmina deve ser usada de 5 a 10 vezes antes de ser descartada. Para os pelos mais grossos, 5 vezes é o máximo e para os mais finos, 10.

COMO FAZER AS SUAS LÂMINAS DURAREM MAIS

De acordo com a profissional, o ideal é higienizar suas lâminas com álcool 70% após o uso, para que não fique resíduos de tecidos cutâneos ou bactérias proliferem sobre o material. Além disso, seque bem a lâmina após cada uso e higienização. Evite mantê-la em um ambiente úmido (como o chuveiro). 

  • Nunca compartilhe lâminas: Isso pode transmitir bactérias e células mortas da pele. Além de ser anti-higiênico. 
  • Não use o mesmo depilador em diferentes áreas do corpo : “Os pelos do rosto não têm a mesma qualidade que os do corpo, então há necessidades diferentes”, explica a dermatologista Purvisha Patel. “O corpo fica úmido e suado e usar a mesma navalha aumenta o risco de espalhar infecções/bactérias e ter pelos encravados.”
Continua após a publicidade

Publicidade