Vitamina para queda de cabelo: principais nutrientes e onde comprar

Muitas vezes a queda de cabelo e unhas fracas podem denunciar alguma falta no nosso organismo

Por Amanda Ventorin Atualizado em 8 jun 2021, 14h23 - Publicado em 8 jun 2021, 09h00

Você já olhou para a quantidade de fios que saem da sua cabeça no boxe do banho e se preocupou? Pois sabe que a causa, muitas vezes, é nutricional, e a solução pode ser tão simples como mudar sua dieta. “Quando a queda de cabelo é associada a deficiências nutricionais, as mais envolvidas são de ferro e vitamina D. Mas estudos também associam esse sintoma a déficit de biotina, vitamina B12, zinco e selênio”, explica a dermatologista Paula Amorim, responsável pelo núcleo de tricologia da Clínica Juliana Piquet. E nesses casos, a vitamina para queda de cabelo pode ser um grande aliado para a recuperação dos fios.

Qual a melhor vitamina para queda de cabelo?

Hoje, existem muitos produtos com foco em fortalecimento como vitamina para queda de cabelo e minerais. Segundo Paula, elas são substâncias encontradas em alimentos e algumas precisam ser transformadas em nosso organismo e possuem um papel essencial para seu bom funcionamento. As encontradas com maior frequência em produtos com essa proposta são as vitaminas A, B, C, D, E e minerais como ferro, selênio e zinco.

E esses produtos podem favorecer também a pele e as funções do organismo e funcionar como uma vitamina para unhas fracas. “Isso porque as proteínas da beleza, estimuladas pelo silício, são fundamentais para a boa estrutura das unhas e pela elasticidade e firmeza da pele. Isso ocorre por conta de sua ação global no organismo devido a sua aplicação oral”, conta Claudia Coral, farmacêutica especialista em ativos.

Porém antes de começar a tomar qualquer vitamina para queda de cabelo, é importante consultar um médico para avaliar a real necessidade e quais níveis precisam de ajustes. “Níveis elevados de vitamina A e selênio podem aumentar a queda de cabelos. O uso da biotina pode alterar a leitura de alguns exames laboratoriais possibilitando resultados falsos”, conta Paula. Além disso, cada vitamina tem uma forma de absorção diferente. Algumas passam por transformações antes de serem absorvidas ou tem sua absorção aumentada quando associada a outra substância, por isso, o tempo de tratamento pode variar de acordo com a resposta de cada paciente.

Outras causas para a queda de cabelo

Estresse, tireoidismo, anemia, falta de minerais… Todos esses são causas para a queda de cabelo. “A queda de cabelos pode ser um sinal de diversos desequilíbrios no organismo que vão de mais ‘leves’, como por exemplo, a falta de vitamina D, a mais graves, como tireoidíssimo”, diz Claudia Coral.
Por isso é importante fazer exames ao notar a queda excessiva de cabelo, já que ela é sempre um sintoma para outras questões.

Como escolher uma vitamina para comprar

Quando falamos em queda e fortalecimento dos fios, é importante procurar uma fórmula rica em Biotina e vitamina B, especialmente B6 e B7, uma das melhores para o crescimento do cabelo. Já o silício e zinco fortalecem não só o cabelo, como as unhas e pele, por exemplo. Por isso, recomendo a suplementação com estes ativos e elementos”, Joyce Rodrigues, farmacêutica bioquímica especialista em cosmetologia. 

Confira opções selecionadas por Boa Forma:

Continua após a publicidade

ineout force, demarge

Ineout Force, Dermage

sweet grow

Sweet Grow 

keracap nutricolin

Keracap Nutricolin

Continua após a publicidade
Publicidade