Boa Beleza, por Larissa Serpa As novidades do universo de beleza (e algumas belas reflexões)

Tendências de beleza do TikTok que são um perigo

Veja também os lançamentos da semana

Por Larissa Serpa Atualizado em 23 ago 2021, 10h43 - Publicado em 20 ago 2021, 16h38

A nova rede social parece que veio para ficar. Vídeos curtos, que sejam informativos ou divertidos é a grande aposta do TikTok e o projeto deu tão certo que até mesmo o Instagram já anunciou que pretende alterar seu algoritmo para dar preferência para conteúdos em vídeo para competir com a rede social.

Mas o problema da popularização de vídeos informativos que podem ser feitos por qualquer pessoa é que nem sempre o autor é qualificado para falar daquele assunto. E isso tem preocupado alguns dermatologista quanto aos conteúdos de beleza.

O dermatologista Lucas Miranda, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, explica os perigos por trás de 3 das tendências que mais viralizaram na plataforma:

VASELINA PARA “SEGURAR” A HIDRATAÇÃO

A ideia é que a vaselina, assim como outros petrolatos, são oclusivos, ou seja, eles “prendem” a hidratação dentro da pele, para que ela não seja perdida na troca natural com o ambiente — lembra da aula de biologia sobre osmose? Então… Quando temos um meio com menos umidade (um ar seco do inverno, por exemplo) e outro com mais (sua pele), a pele “perde” água para o ambiente. Para impedir que isso aconteça, algumas páginas no TikTok sugerem fazer uma camada de vaselina na pele depois da sua rotina de skincare, o chamado #slugging.

“Quando se usa esse óleo derivado do petróleo na pele, cria-se uma espécie de película. Essa camada acaba evitando a perda de água, porém, obstrui os poros. Ao usar vaselina no rosto, a pele pode ficar mais oleosa e acneica”, explica Lucas.

“O resultado, diferente do que muita gente pensa, é mais negativo que positivo”

O que fazer no lugar?Atualmente, temos tantos produtos dermatológicos indicados para tipos específicos de pele, com ingredientes especiais que têm o poder de hidratar, restaurar e deixá-la mais saudável e iluminada, que acaba tornando a vaselina, no rosto, um item totalmente dispensável.”

MICROAGULHAMENTO CASEIRO

O microagulhamento, em poucas palavras, se trata de uma agressão superficial e proposital à pele, para que seu organismo então trabalhe reparando, processo que acaba aumentando a produção de colágeno na região, um ativo responsável pela sustentação da pele. “O objetivo é suavizar linhas de expressão, melhorar o aspecto da pele, remover cicatrizes de acnes”, explica Lucas.

“O problema do microagulhamento caseiro é que esse é um tratamento que deve ser realizado por um profissional dermatologista qualificado. Se feito por alguém que não domina a técnica, existe uma lista de perigos que podem ocorrer: se o aparelho ou agulha for aplicado em uma profundidade maior que a necessária ou no sentido errado, pode provocar cicatrizes, manchas e escoriações. Além disso, corre-se o risco de infecções por bactérias, vírus e fungos se a assepsia não for feita da forma correta”, conta o dermatologista.

O barato, muitas vezes, pode sair mais caro!

CONTORNO NATURAL COM PROTETOR SOLAR

A ideia por trás dessa tendência é criar um contorno natural no seu rosto, aplicando protetor solar somente nas áreas que você não escureceria com maquiagem e deixando o resto bronzear no sol. O resultado? Um contorno natural — e também queimaduras, envelhecimento precoce, manchas e câncer de pele, aponta Lucas.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda o uso do protetor solar com FPS mínimo de 30 todos os dias, independente da época do ano, ou de o dia estar ensolarado ou nublado. Usar o protetor solar em algumas partes do rosto para que o mesmo fique com alguns traços marcados é um erro terrível. As consequências vão de manchas e queimaduras e envelhecimento precoce, até o câncer de pele.”

O protetor deve ser passado pelo três duas vezes ao dia ou quantas vezes for necessário, levando em conta, por exemplo, transpiração e exposição direta ou não ao sol. E deixe o contorno para a maquiagem, mesmo!

…………………………………………………..

HITS DA SEMANA

Os recebidos e lançamentos mais legais dessa semana

O melhor da Bahia em destaque Lancôme apresenta Bi-Ampola Reparadora Absolue - Bahia Social Vip

Bi-Ampola reparadora Absolue, Lancôme

Sua fórmula bifásica de alta concentração sem qualquer surfactante (composto que reduz a tensão superficial de uma solução) e precisamente dosada em uma textura sensorial única penetra rapidamente na pele para resultados rápidos e intensos, oferecendo benefícios promissores e eficácia comprovada atuando nos sinais de envelhecimento, deixando a pele visivelmente revitalizada e radiante com um acabamento dourado e viçoso. 

Belletonn apresenta linha de balm masks inspiradas nas fases da lua

Máscaras Moon Phases

A Belletonn, marca catarinense de cuidados com os cabelos,lançou uma nova linha de máscaras capilares de alta performance: Moon Phases. A linha tem como inspiração as quatro fases da lua e chega com a proposta de utilização seguindo o calendário lunar, em que cada máscara deve ser aplicada durante seu período correspondente da lua. A máscara para LUA MINGUANTE faz a restauração da fibra capilar, possui ação anti-frizz, repara pontas duplas e melhora a penteabilidade; a LUA NOVA faz a hidratação da fibra capilar, dando maciez; a LUA CRESCENTE ajuda no crescimento e fortalecimento dos fios; e a LUA CHEIA proporcionam condicionamento e brilho tridimensional, além de efeito liso e ação anti-frizz.

Continua após a publicidade

Refil Gel de Limpeza Facial La Roche-Posay Effaclar Concentrado com 240g | Droga Raia

Effaclar Concentrado Refil, La Roche-Posay

Com o objetivo de proporcionar uma vida cada vez melhor para a pele e para o planeta, a marca apresenta embalagem mais sustentável e econômica de seu best seller Effaclar Concentrado, que limpa profundamente a pele e possui eficácia antiacne comprovada clinicamente. A nova versão refil com 240g pode repor o conteúdo da embalagem do produto de 300g, reduz o uso de plástico em 86%* e tem preço mais competitivo.

Agua Micelar Cleanser Mezzo | Loja Mezzo Dermocosméticos

Micellar Water, Mezzo

Reduz o cortisol da pele estressada, limpa profundamente e remove a make, inclusive à prova d ‘água e dos olhos. Desenvolvida com tecnologia exclusiva das micelas, pequenas moléculas de limpeza de lipídios suspensas na água, com características hidrofílicas e hidrofóbicas, que têm a capacidade de remover sujeiras e impurezas. Essa tecnologia promove múltiplas funções, desde ajudar na limpeza facial até a hidratação da pele. Como um ímã, as micelas capturam e retiram a sujeira, a oleosidade e a maquiagem da superfície da pele sem fricção forte, deixando a pele limpa, hidratada e renovada sem ressecar. 

Sérum Neck Contour Mezzo | Loja Mezzo Dermocosméticos

Neck Contour, Mezzo

Com tecnologia triple firming proporciona aumento na firmeza e elasticidade da pele para colo, pescoço e contorno facial mais firmes e com auxílio na diminuição de rugas e da papada. Melhora a qualidade e estabilidade das fibras de colágeno ao estimular as ações da PLOD, enzima relacionada com a união e organização dessas fibras. Também inibe a degradação da proteína, estimula a síntese de fibronectina e elastina, além de possuir ação antioxidante.  

Tônico facial Cleanser Mezzo | Loja Mezzo Dermocosméticos

Tônico Facial, Mezzo

É antioleosidade, promove a renovação profunda da pele, uniformiza o tom e textura, reduz poros dilatados, acne e processo inflamatório. Oferece uma pele limpa que consegue absorver com mais facilidade os princípios ativos dos dermocosméticos, favorecendo a efetividade de tratamentos. É ideal para peles oleosas com tendência acneica, onde se produz sebo de maneira irregular. Sua fórmula com Ácido salicílico nanotecnológico, Glicirrizinato de potássio e Zinco, proporciona maciez, revitalização, hidratação e menos estresse.

Para toda família: Mustela lança a Linha Bio, primeira linha orgânica certificada da marca

Linha Bio, Mustela

Com ingredientes como o Azeite de Oliva orgânico, rico em ômega 6 e 9, com propriedades nutritivas para a pele, Aloe Vera orgânica que acalma e suaviza a pele e Óleo de Girassol orgânico que hidrata a pele, aLinha Bio de Mustela® é vegana, não tem fragrância, tem alta tolerabilidade e é dermatologicamente testada. As embalagens são feitas de bioplástico derivado de cana-de-açúcar do Brasil e 100% dos frascos são recicláveis. A linha é composta por quatro produtos: Gel Lavante Bio (para cabelo e corpo); Creme hidratante Bio (para rosto e corpo); Água micelar Bio (para rosto e corpo); e Creme preventivo de assaduras Bio (para a pele de bebês).

dermage

Improve C 30, Dermage

Novo antioxidante de uso diário possui concentração máxima de vitamina C e reduz 75% da ação dos radicais livres. À base de vitamina C a 30%, Ácido Hialurônico e extrato de Acácia Senegal, estimula a produção de colágeno, corrige rugas e linhas de expressão, promove firmeza, elasticidade, luminosidade e viço. Sua textura fluida, de rápida absorção, é adequada para peles normais a oleosas.

*Quer participar dessa coluna? Envie um email para larissa.serpa@abril.com.br

 

Continua após a publicidade
Publicidade