Imagem Blog

Boa Beleza, por Larissa Serpa

As novidades do universo de beleza (e algumas belas reflexões)
Continua após publicidade

Conheça o visagismo de orelha: muito além da estética

Veja também os "recebidos" dessa semana

Por Larissa Serpa
3 set 2021, 12h00

Parece estranho, certo?

Afinal, visagismo é o estudo de como a nossa imagem passa uma percepção aos outros e até para nós mesmos, como explicamos melhor aqui.

O visagismo auricular (visagismo de orelha) é o nome que damos à analise dos furos para brincos e piercings na região, de maneira a manter o resultado harmônico. De acordo com a body piercer Agnes Ordani, do Studio Belltrix, especializada nesse tipo de furo, o importante é apostar em um projeto que, principalmente, traduza o estilo e personalidade de cada pessoa. Mas vai muito além disso!

SAÚDE EM PRIMEIRO LUGAR

“Os ‘furinhos na orelha’, como eu costumo falar, devem ser muito bem avaliados antes de serem feitos. Cada orelha tem uma anatomia, e ignorá-la pela estética pode trazer problemas até mesmo de saúde”, diz Agnes, que conta que já viu cliente com uma área de orelha gangrenada, por conta de uma perfuração que interrompeu a irrigação sanguínea.

Sua experiência por 15 anos como instrumentadora cirúrgica do Hospital Albert Einstein a ensinou a analisar sempre a disposição de vasos e nervos antes de qualquer corte ou perfuração.

“Também deve-se levar em consideração os pontos de acupuntura. Isso é super importante na hora da perfuração. Antigamente, a acupuntura e a perfuração de orelha eram ‘inimigas’, acupunturistas não gostavam quando a pessoa tinha muitos furos e falava pra tirar. Hoje em dia, são áreas que trabalham de mãos dadas. Isso porque quando você perfura um ponto de acupuntura, você desativa aquela recepção. Para quem tem enxaqueca, por exemplo, um dos tratamentos indicados é inclusive colocar uma joia no ponto de acupuntura de enxaqueca, para desativá-lo. Com o visagismo, nós fazemos também esse trabalho”, conta.

Continua após a publicidade
belltrix
Seus furos traduzem a sua personalidade (LaylaBird/Getty Images)

Além de ajudar na saúde e corrigir o nível dos furos, a técnica possibilita brincar com os tamanhos dos brincos, formando desde conjuntos mais delicados até os mais ousados e dramáticos. Para não errar nas combinações dos brincos utilizados no lóbulo e as perfurações na cartilagem, a body piercer dá duas dicas infalíveis:

  • Quem tem o hábito de usar brinco pequeno, pode ousar nas joias “ponto de luz”, na região do tragus, anti hélix e flat (scafa).
  • Já para as apaixonadas pelos brincos grandes, os piercings em formato de argolinhas e cascatas, são ótimas opções, quando aplicados no conch, daith, rook e hélix duplos.

Pois é, não é tão fácil como simplesmente colocar uns furos aleatoriamente. Existem mais de 10 tipos de perfurações e inúmeros modelos de joias. Com o visagismo auricular é muito mais fácil variar os conjuntos de acessórios na orelha sem errar.

EXPERIÊNCIA DA EDITORA

Eu, que sempre tive vontade de ter uma orelha com bastante personalidade através de joias, amei o resultado do trabalho que Agnes fez em mim, levando em consideração meu estilo mas também minha saúde — havia um furo que eu não poderia fazer, por exemplo, e não saberia disso sem essa análise dela, se fizesse em qualquer estúdio preocupado somente com a estética.

O meu furo original no lóbulo, por outro lado, que foi feito quando eu ainda era bebê, foi analisado por Agnes e o que se mostrou é que ele foi feito acima de um ponto de acupuntura: o de dor de cabeça. Como ela explicou, isso significa que você desativa essa receptor e não sofre tanto com aquilo, o que faz sentido porque eu muito raramente sinto dores de cabeça e, mesmo quando sinto, são tão leves que nem necessitam remédios.

visagismo orelha
Eu optei por 3 furos “piercings” e 3 no lóbulo, totalizando 4 com o que eu já tinha / (Arquivo Pessoal/BOA FORMA)

Por enquanto, minhas peças são mais discretas porque, para perfurar, o preferível é optar por joias de haste reta, que facilitam a cicatrização.

Continua após a publicidade

Elas também devem ser de titânio, o mesmo material usado em parafusos cirúrgicos, por exemplo. “Como é um material que é aceito pelo corpo sem nenhum problema, o organismo tem que se recuperar apenas da perfuração feita, sem se preocupar em ver se aceita ou expele o corpo estranho”, conta Agnes.

Agora, é esperar a cicatrização completa, com acompanhamento constante de Agnes, que pede para, ao menos uma vez por semana, enviar fotos por Whatsapp, para ela acompanhar a recuperação e continuar dando orientações para manter sempre a saúde em primeiro lugar.

SERVIÇO

Belltrix
site / Instagram
Whatsapp: 11 94212-6680
Endereço: Avenida Marcelo Stefani – nº15, Prédio 150, Sala 403, Bragança Paulista – SP
Mas você pode fazer o agendamento em outras cidades de São Paulo através do WhatsApp. Eu mesmo fui atendida na capital no conforto da minha casa!

::::::::::::::::::::::::

HITS DA SEMANA

Os lançamentos e recebidos mais legais que chegaram na redação essa semana

Continua após a publicidade

Máscara Maybelline The Falsies Waterproof | Beleza na Web

The Falsies, Maybelline

A máscara de cílios queridinha voltou ao Brasil. Com fórmula enriquecida com queratina, deixa os cílios preenchidos, volumosos e longos por até 24 horas, garantindo o efeito de cílios postiços.

Colecao De Esmaltes Colorama | MercadoLivre.com.br

Linha Manicures de Sucesso, Colorama

O lançamento foi desenvolvido com 13 manicures de diversas regiões do Brasil. São 8 cores com os nomes inspirados no universo dos salões de beleza.

Antiqueda – Phytoervas

Continua após a publicidade

Linha Antiqueda, Phytoervas

Fórmula com Phytocomplex e Bétula Natural: reconhecida por suas propriedades estimulantes. Age no couro cabeludo reduzindo a fragilidade do fio. O uso da linha completa, inclluindo o tônico capilar, promete até 80% menos queda

Ellementti Dermocosméticos participa da Estética In Nordeste 2019 | Foco Nos Negocios

Life Infusion Aquagel Oil, Ellementti

Com Dragon´s Blood, que modula os genes de saúde e juventude da pele, aumenta a migração dos fibroblastos, protege o colágeno com ação antioxidante e tem poderosas ações cicatrizante e regeneradora. Aumenta radiância, elasticidade, firmeza e hidratação, combate às rugas e linhas de expressão, reduz a flacidez e melhora o contorno da face.

Ultra Lift Contour 30g | Ellementti Dermocosméticos

Ultra Lift Contour, Ellementti

Para tratar e firmar a região de colo, pescoço e papada. Conta com ativos para auxiliar a reverter os sinais de envelhecimento da pele madura: Retinoid, Sesaflash e Dermaskin Complex. Possui ação que estimula a síntese de colágeno, uniformiza o tom da pele, corrige linhas finas e reduz as rugas, promovendo a revitalização e melhorando elasticidade e firmeza.

Continua após a publicidade

DERMATUS | Cosmética Médica

Shampoos e condicionador em barra, Dermatus

O Shampoo em Barra Nutritivo proporciona boa formação de espuma sem agredir os fios, hidratação e nutrição, controla a oleosidade excessiva e promove refrescância; O Shampoo em Barra Detox proporciona boa formação de espuma sem agredir os fios, controla a oleosidade excessiva, promove refrescância; já o Condicionador em Barra Nutritivo condiciona promovendo hidratação e nutrição sem pesar os fios. Proporciona brilho, maciez e diminui o frizz.

Compostos por um blend de ativos 100% vegetal.

Danos Vorazes Booster de Reparação Imediata 250mL - Lola Cosmetics -  Dermabox - No Poo e Low Poo Shop

Óleo reparador danos vorazes, Lola Cosmetics

Repara a superfície da fibra capilar e nutre o cabelo desde o seu interior. À base de CBA (Cannabinoid Active System), alternativa ao óleo de Canabidiol, tem ação anti-inflamatória e reparadora. Também tem Óleo de Amêndoa Doce, que protege o cabelo dos danos causados pelos raios UV.

Megalabs lança Allevia, creme para alívio das pernas cansadas

Allevia, Megalabs

Um creme de uso diário que oferece uma combinação única de seis extratos botânicos: castanha da Índia, escina, centella asiática, meliloto, semente de uva e rusco. Allevia proporciona alívio do desconforto e sensação de peso e cansaço nas pernas e pés.

*Para participar dessa coluna, envie um e-mail para larissa.serpa@abril.com.br

 

 

Publicidade