BOA FORMA responde Vamos atrás dos melhores especialistas para tirar suas dúvidas

Benefícios do arroz com feijão

Por Amanda Panteri Atualizado em 23 Maio 2021, 17h12 - Publicado em 26 Maio 2021, 14h00

Tem combinação mais clássica e mais deliciosa? Presente no dia a dia de praticamente todos os brasileiros, o arroz com feijão pode ser definido como o prato mais tradicional da culinária brasileira por alguns motivos especiais. Além de ser saudável e minimamente processado, a mistura dos alimentos ajuda a promover a saciedade, o controle do peso e reforça a saúde.

De acordo com o Guia Alimentar para a População Brasileira, refeições com essas características devem ser a base da alimentação, pois ajudam no emagrecimento, na hipertrofia e são ótimas opções vegetarianas. Segundo o nutrólogo Sandro Ferraz (@drsandroferrazoficial), “o arroz com feijão é fonte de fibras, carboidratos e proteínas. E tem pouca gordura. No entanto, é importante não exagerar nas quantidades. O ideal é comer 3 colheres de sopa de arroz e uma concha rasa de feijão”, destaca.

Quem sofre de diabetes também sai ganhando. “A combinação é de baixo índice glicêmico. Além disso, ajuda na musculação, pois é uma boa fonte de proteína magra. E elas são essenciais para a formação de músculos maiores e mais fortes”, ressalta o médico. 

Publicidade