Imagem Blog

BOA FORMA responde

Vamos atrás dos melhores especialistas para tirar suas dúvidas
Continua após publicidade

Quais os benefícios da água termal para a pele?

Por Larissa Serpa
15 set 2021, 12h17

Diferente daquilo que muita gente imagina, a água termal não tem ação apenas de hidratação. Ela tem uma concentração muito interessante de oligoelementos, que são minerais e micronutrientes de alto valor agregado (ou seja, em alta concentração). Dependendo da água termal, de onde ela foi extraída, temos preponderância maior de alguns desses oligoelementos, como o zinco, selênio, silício, ferro, em concentrações diferentes porque vai depender do solo que essa água termal estava. E é por conta disso, por essa riqueza e combinação de micronutrientes, que a água termal tem papel anti-inflamatório, antioxidante, remineralizante, calmante, refrescante, hidratante e cicatrizante.

No geral, a água termal pode ser utilizada após a depilação, para ajudar a manter o pH da pele, e desempenhar efeito anti-inflamatório, anti-irritante e calmante, além de preparar a pele para receber o hidratante.

Ela pode ser usada após os exercícios físicos para refrescar a pele, repor os oligoelementos e sais minerais perdidos pela transpiração e horas de esforço, ajudando a manter o equilíbrio e a saúde da pele.

A água termal pode ser usada como pós-procedimentos e para cicatrização, pois os oligoelementos são importantes para reparar a barreira cutânea e induzir uma melhora na comunicação celular, propiciando regeneração, com importante efeito anti-inflamatória e cicatrizante.

Ela também pode ajudar a amenizar as olheiras. Para esse uso, a embalagem tem que ficar na geladeira por alguns minutos e, em seguida, deve-se realizar uma compressa sobre a região arroxeada. A temperatura fria em associação aos ativos calmantes estimula a vasoconstrição, diminuindo o aspecto das olheiras.

Continua após a publicidade

E, também, para hidratação, repondo micronutrientes importantes para a hidratação da pele.

RESPONDIDO POR:

DRA. ROBERTA PADOVAN: Médica Pós-graduada em Dermatologia. Graduada em Medicina pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Medicina Estética e Dermatologia pela INCISA. Com participação regular em congressos, jornadas e cursos nacionais e internacionais, a médica é proprietária de duas clínicas, no no Maranhão e em São Paulo, com diversos tratamentos para saúde e beleza da pele. Além disso, atuou como médica residente no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. https://www.robertapadovan.com.br

.

Publicidade