Imagem Blog

BOA FORMA responde

Vamos atrás dos melhores especialistas para tirar suas dúvidas
Continua após publicidade

Qual a diferença entre o cabelo seco e ressecado?

Por Larissa Serpa
Atualizado em 21 out 2024, 22h28 - Publicado em 21 jun 2021, 09h00
cabelo seco ou ressecado
Cuidar direito é a solução para qualquer dos casos /  (YakobchukOlena/Getty Images)
Continua após publicidade

Cada cabelo tem sua beleza, cor e textura, e esse é um assunto importante, já que o cabelo de textura seca é diferente de um fio ressecado.

Cabelo seco

A característica do cabelo pode ser oleosa ou seca. Em geral, ele não precisa ser lavado todos os dias, pois o couro cabeludo não fica oleoso de um dia para o outro, são fios mais espessos e em geral mais volumosos e rebeldes. Para esse tipo de cabelo, o tratamento com hidratações periódicas é suficiente.

Cabelo ressecado

Os cabelos ressecados se tornaram assim, muitas vezes, por fatores externos. São fios que se desgastaram e perderam nutrientes. Poluição, exposição ao sol, uso de química seja para tintura, seja para modelar as madeixas, ou ainda o uso de secadores e pranchas podem prejudicar sua saúde.

Para recuperá-los, sugiro cinco dicas:

  1. Escolha a linha adequada de shampoo e condicionador. Os cuidados começam na lavagem. O uso de produtos corretos pode tanto auxiliar na restauração como prevenir danos futuros.
  2. Faça hidratações regularmente. Hidratar é devolver aos fios a água perdida. Recomenda-se realizar o procedimento uma vez por semana.
  3. Controle a temperatura da água. O ideal é lavar em temperatura morna ou fria. A dica vale para a pele também.
  4. Utilizar produtos com proteção térmica. Secador, prancha e modelador de cachos são agressivos para os fios. Use produtos que protejam o cabelo.
  5. Visite o cabeleireiro de forma recorrente. Consultar um profissional para avaliar a saúde das madeixas é fundamental.

Não esqueça: cabelo é a moldura do rosto, então quanto mais cuidado, melhor. Se possível, estabeleça uma rotina de cuidados, como visitar o cabelereiro e hidratações periódicas. Vale lembrar que hidratação também vem de dentro, então beba água – o corpo e cabelos agradecem!

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.