Imagem Blog

BOA FORMA responde

Vamos atrás dos melhores especialistas para tirar suas dúvidas
Continua após publicidade

Como escolher sua escova de dente?

Por Larissa Serpa
Atualizado em 27 set 2021, 19h18 - Publicado em 25 set 2021, 14h04

Para entender como devemos escolher as escovas dentais, primeiramente precisamos compreender como as doenças orais se formam e qual é o objetivo da escovação dos dentes.

O causador das cáries dentais e das doenças gengivais é o chamado biofilme oral, placa bacteriana ou simplesmente placa.

Ela se inicia a partir de uma proteína salivar que se adere e recobre todos os dentes, formando a chamada película adquirida. Como o passar do tempo somam-se a essa película as bactérias (presentes naturalmente em nossa boca) e também derivados da sacarose (provenientes dos restos de alimentos e bebidas). Esta placa inicialmente é fisiológica e inerte, porém, com o passar do tempo ela sofre uma maturação e estruturação, transformando-se em uma placa patológica, capaz de causar as cáries e doenças gengivais.

A completa prevenção destas doenças orais é facilmente obtida através da desorganização mecânica diária desse biofilme oral, com a utilização de escovas dentais de boa qualidade.

Na realidade, essa escolha é algo muito simples e fácil, porém, muitas vezes as pessoas caem em armadilhas comerciais e acabam adquirindo escovas dentais inadequadas, pouco eficazes e que machucam os dentes e gengivas.

Continua após a publicidade

Nunca devemos comprar uma escova por impulso, por ser uma novidade ou lançamento do mercado. Sempre desconfiar de promoções, preços muito baixos e principalmente escovas que anunciam múltiplas funções. Dicas para a escolha da escova dental:

  1. Escolha uma escova que possua uma cabeça compacta, que possibilite alcançar todas as superfícies dentais e que  muitas vezes, estão localizadas em áreas de difícil acesso na boca;
  2. De preferência a um cabo liso, resiliente e oitavado. Isso dificulta a adesão de impurezas e acúmulo de microrganismos, além de possibilitar uma proteção adicional, pois o cabo pode absorver forças excessivas geradas durante o ato da escovação. A escovação deve ser realizada sempre de forma suave e sem força, com uma inclinação de aproximadamente 45° da cabeça da escova em relação as superfícies dentais. O design oitavado do cabo da escova dental, favorece naturalmente a empunhadura em forma de “caneta” ou “pincel”, e facilita o posicionamento da escova junto aos dentes. Através de movimentos circulares rápidos, com metade das cerdas apoiada sobre a coroa dental e metade apoiada sobre a margem gengival, as cerdas das escova devem penetrar ligeiramente nos sulcos gengivais e desorganizar o biofilme oral com maior eficiência, porém, de forma suave e sem machucar.
  3. Procure sempre por escovas que tenham o maior número possível de cerdas, pois isso melhora a eficiência na desorganização do biofilme oral. Algumas marcas de escovas indicam o número de cerdas no cabo, por exemplo, é o caso da escova dental “Velvet”, que é um marco mundial voltado para a higiene oral. Ela pode ser considerada “Golden Standard”, por ser uma referência e padrão comparativo de máxima qualidade das escovas dentais. Com 12.460 cerdas de um tipo de fibra ultramacia (Curen®) com apenas 0,08mm de diâmetro, é um produto com macies e eficácia máximas voltados à escovação dos dentes.
  4. Escolha sempre uma escova que tenha cerdas ultramacias para não machucar as gengivas e desgastar as superfícies dentais. Lembre-se que escovas duras machucam os tecidos orais ocasionando recessão gengival (retração) e provocam abrasão do esmalte (desgaste);
  5. Consulte um cirurgião-dentista regularmente e invista em escovas dentais de boa qualidade. Essa é a melhor maneira de prevenir as doenças orais (cáries dentais, gengivites e periodontites) e economizar com tratamentos odontológicos, muitas vezes caros e desconfortáveis.
RESPONDIDO POR:

*HUGO ROBERTO LEWGOY: Especialista, Mestre e Doutor pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo; Professor Colaborador do Instituto de Pesquisas Nucleares (IPEN); Pós-graduado em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP); Instrutor da filosofia individually Training Oral Prophylaxis (iTOP); Pós-graduado em Implantodontia pela Miami University e University of Berna; Membro do International Team of Implantology (ITI); Consultor Científico da Curaden Swiss.

.

Publicidade