Imagem Blog

BOA FORMA responde

Vamos atrás dos melhores especialistas para tirar suas dúvidas
Continua após publicidade

Por onde começar a higiene do sono?

Por Fernanda Bassette
15 jun 2021, 09h00

Prestar atenção ao relógio pode ser um bom primeiro passo para melhorar a qualidade do sono. Faz diferença estabelecer um padrão de horários que deve ser seguido inclusive aos finais de semana, já que o nosso cérebro não tem como diferenciar quando é segunda-feira ou quando é domingo. Faça o teste!

Monica Andersen, diretora de Ensino e Pesquisa do Instituto do Sono, explica que o relógio biológico, coordenador das principais funções do nosso corpo, segue um padrão de funcionamento baseado nessa rotina. A higiene do sono, diz Monica, é uma prática médica que sugere a aplicação de alguns hábitos na rotina com o objetivo de melhorar a qualidade de sono.

“Esses hábitos incluem, por exemplo, evitar o consumo de álcool e de alimentos pesados ou que contém cafeína nas horas que antecedem o sono. Também sugere que a prática de exercícios físicos ocorra até quatro horas antes da hora de dormir. Outra dica importante é dormir em um local silencioso, com pouca luminosidade, evitando o contato com celulares, computadores, tablets ou televisão. Não se deve trabalhar na cama, e o mais importante: tentar dormir e acordar sempre na mesma hora e não tirar cochilos por mais de 30 minutos ao longo do dia. Em conjunto, a inserção desses hábitos na rotina pode favorecer a qualidade de sono”, afirmou a pesquisadora.