Imagem Blog

BOA FORMA responde

Vamos atrás dos melhores especialistas para tirar suas dúvidas
Continua após publicidade

Como prolongar a jovialidade da pele?

Por Larissa Serpa
2 out 2021, 09h00

Um dos grandes vilões do envelhecimento se chama Estresse Oxidativo que é o aumento de produção de radicais livres (oxidantes) e/ou diminuição das defesas antirradicais livres (antioxidantes). Isso porque o excesso de radicais livre interfere no funcionamento de moléculas como o colágeno e elastina, que conferem vitalidade à pele.

E um estilo de vida saudável interfere nesse equilíbrio de diversas formas.

DIETA

  • Açúcar

Açúcar, farinha branca, conservantes e muitos produtos químicos são altamente oxidantes: aumentam a produção de radicais livres e são inflamatórios.

  • Vegetais, frutas e legumes

Já alimentos ricos em vitaminas, fibras e sais minerais são antioxidantes, são capazes de retirar esse excesso de radicais livres circulantes; são aqueles alimentos que chamamos de detox.

  • Álcool

A bebida em excesso e cigarro são muito inflamatórios, são radicais livres em potencial.

Continua após a publicidade
  • Água

Com relação à água, hidratar-se adequadamente ajuda o organismo a se livrar dos radicais livres, aumenta a quantidade de água na pele, melhorando a troca de nutrientes.

EXERCÍCIOS

A atividade física é o maior antioxidante que podemos oferecer ao nosso corpo!

Quando fazemos atividade física moderada o organismo produz radicais livres, mas em um nível que provoca a produção de antioxidantes em escala muito maior.

Mas exercício físico não envelhece? Exercícios físicos extenuantes como maratona aumentam demais a produção de radicais livres e não damos conta de produzir os antioxidantes, isso pode levar ao envelhecimento, mas uma boa alimentação pode ajudar nisso. Outro erro grande é fazer exercícios ao ar livre e não usar adequadamente o filtro solar, o que pode levar ao envelhecimento da pele pela ação dos raios solares.

Continua após a publicidade

SONO

É como se o cérebro fizesse um detox durante o sono, portanto uma noite bem dormida é essencial para manter a pele jovem.

ESTRESSE

Também devemos considerar o estresse psicológico constante, que mantém o organismo constantemente em estado de alerta com produção de hormônio chamado cortisol. Há aumento de produção de radicais livres e diminuição de antioxidantes. Sair da rotina, meditação, dedicar um tempo a você mesmo, conversar e rir com amigos (mesmo virtualmente) melhora nosso metabolismo e diminui o estresse oxidativo.

Ou seja, um estilo de vida saudável, cuidando do corpo, tendo momentos felizes refletem em nosso metabolismo e diretamente na nossa pele.

Continua após a publicidade
RESPONDIDO POR:

*DRA. BEATRIZ LASSANCE: Cirurgiã Plástica formada na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e residência em cirurgia plástica na Faculdade de Medicina do ABC. Trabalhou no Onze Lieve Vrouwe Gusthuis – Amsterdam -NL e é Membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, da ISAPS (International Society of Aesthetic Plastic Surgery) e da American Society of Plastic Surgery. Além disso, é membro do American College of LifeStyle Medicine e do Colégio Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida.

Publicidade