BOA FORMA responde Vamos atrás dos melhores especialistas para tirar suas dúvidas

O que é perfiloplastia?

Por Larissa Serpa Atualizado em 25 ago 2021, 19h44 - Publicado em 12 set 2021, 12h00

Uma das reclamações mais comuns em consultórios de cirurgia plástica é o tamanho do nariz. Não é à toa então que a rinoplastia figura entre os procedimentos mais realizados pelos brasileiros. Porém, o que poucos sabem é que, muitas vezes, não é o nariz o responsável pelo incômodo estético, mas sim o queixo. Isso ocorre porque o tamanho do queixo pode aumentar ou diminuir o tamanho percebido do nariz.

Quando a percepção da harmonia facial é afetada devido ao tamanho do queixo, não adianta tratar apenas o nariz. Nesses casos, o recomendado é a realização de uma mentoplastia. A mentoplastia visa tratar o desequilíbrio entre o tamanho do terço médio e do terço inferior da face através da manipulação das estruturas que compõem o queixo. Em casos em que o queixo é excessivamente pequeno ou retraído, por exemplo, o procedimento pode ser feito através do implante de próteses de mento ou do avanço ósseo. Já quando há a projeção da estrutura para frente, o problema é tratado cirurgicamente, com a redução da parte óssea e a aplicação de placas e parafusos.

Mas, em alguns casos, apenas a realização da rinoplastia ou da mentoplastia não é o suficiente para deixar o paciente satisfeito com seu perfil. O ideal então é a realização da perfiloplastia, que permite corrigir a desproporção entre o queixo e o nariz em apenas um único procedimento, ajudando assim a melhorar significativamente a harmonia facial e, consequentemente, a autoestima e a confiança do paciente, visto que o nariz e o queixo são áreas fundamentais para a estética do rosto.

RESPONDIDO POR:

DR. PAOLO RUBEZ: Cirurgião plástico, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica (ASPS) e da International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS), Dr. Paolo Rubez é Mestre em Cirurgia Plástica pela Escola Paulista de Medicina da UNIFESP. O médico é especialista em Cirurgia de Enxaqueca pela Case Western University, com o Dr Bahman Guyuron (em Cleveland – EUA) e em Rinoplastia Estética e Reparadora, pela mesma Universidade, e pela Escola Paulista de Medicina/UNIFESP. http://drpaolorubez.com.br/

.

Continua após a publicidade
Publicidade