Imagem Blog

BOA FORMA responde

Vamos atrás dos melhores especialistas para tirar suas dúvidas
Continua após publicidade

O que NÃO fazer após um tratamento facial?

Por Larissa Serpa
11 out 2021, 09h00

Existem inúmeras possibilidades em tratamentos faciais, desde injetáveis e tecnologias com e sem tempo de recuperação a cirurgias plásticas.

Mas existe um manual de bons hábitos gerais para adotar após um procedimento – e uma lista de coisas que você deve evitar ao máximo.

Após uma sessão de tratamento facial, sua pele tende a ficar supersensível, por isso é necessário tomar certos cuidados. De forma, geral, siga essas dicas:

  1. Evite cutucar sua pele:
    A sua pele está mais irritada, afinal recebeu um dano – que é o que estimulará o colágeno nos casos dos tratamentos não-invasivos. Ficar cutucando o rosto pode inflamar e irritar mais a pele. Além disso, como ela não está cicatrizada, levar a mão ao rosto pode infeccionar a região.
  2. Evite maquiagens e produtos para a pele:
    Se seu rosto ficou vermelho por conta de um laser, um microagulhamento robótico ou até mesmo uma cirurgia plástica, essa definitivamente não é a hora de usar um produto facias, pois isso pode piorar a inflamação, vermelhidão e o inchaço da pele, impactando também no resultado final do tratamento.
  3. Cuidado ao lavar o rosto:
    Lembre-se de que sua pele fica ultrassensível após um tratamento facial, então você precisa ter cuidado com isso. É melhor usar produtos de limpeza suaves e hidratantes.
  4. Resista ao sol, piscina, sauna e banhos quentes:
    Pode ser tentador em alguns casos, mas a exposição solar gera mais danos desnecessários a uma pele que acabou de ser tratada.
  5. Reagende seu treino:
    Se você não teve a chance de treinar antes do tratamento facial, pode ficar tentado a fazer isso logo depois, mas espere pelo menos um dia – dependendo do tratamento.
    O aumento do calor na pele e do suor podem ser irritantes para a pele recém-estimulada (por calor do laser, ondas de ultrassom, danos físicos (do microagulhamento) ou substâncias estimuladoras de colágeno (no caso de injetáveis).
    No caso de uma cirurgia plástica, o retorno à prática de atividades físicas deve ser gradual. Em 1 mês é possível iniciar atividades leves como a caminhada e a partir do segundo ou terceiro mês voltar à prática de exercícios mais pesados como a musculação. Atividades que envolvam o risco de trauma como lutas, esportes de grande contato físico ou até mesmo a dança, devem ser realizados com muita cautela e é imprescindível informar o médico quanto ao seu início.
  6. Respeite o repouso:
    Quando um médico orienta alguns dias de repouso significa que esse tratamento possui um downtime (tempo de recuperação), não só em cirurgias (mas especialmente no caso delas). Durante a recuperação da rinoplastia, por exemplo, você ainda deve ficar atento à orientação de evitar usar óculos.
  7. Alimente-se bem:
    A ordem geral é evitar qualquer coisa que piore a inflamação, certo? Então, lembre-se de incluir seus hábitos alimentares nesse roteiro. Tudo em excesso faz mal, mas carboidratos de alto índice glicêmico e alimentos ricos em sódio são especialmente ruins nesse período de recuperação, pois pioram o inchaço e dificultam a cicatrização correta. Por outro lado, frutas, vegetais, legumes, proteínas e gorduras boas fornecerão os nutrientes necessários para melhora da cicatrização e diminuição do inchaço. Isso vale para todos os tipos de tratamentos.
RESPONDIDO POR:

DR. MÁRIO FARINAZZO: Cirurgião plástico, membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e Chefe do Setor de Rinologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Formado em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), o médico é especialista em Cirurgia Geral e Cirurgia Plástica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Professor de Trauma da Face e Rinoplastia da UNIFESP e Cirurgião Instrutor do Dallas Rinoplasthy™ e Dallas Cosmetic Surgery and Medicine™ Annual Meetings. Opera nos Hospitais Sírio, Einstein, São Luiz, Oswaldo Cruz, entre outros. https://www.mariofarinazzo.com.br

Publicidade