Imagem Blog

BOA FORMA responde

Vamos atrás dos melhores especialistas para tirar suas dúvidas
Continua após publicidade

Por que a pele fica mais oleosa no verão?

Por Patricia Mafra
18 nov 2021, 09h00

No verão, a pele tende a ficar mais oleosa, com os poros abertos, com a sensação de estar sempre grudenta d brilhante.

Isso ocorre como uma defesa da pele tanto contra a radiação ultravioleta quanto a infravermelha.

Nessa época, a incidência dos raios solares é maior e por isso o dano provocado pela radiação solar agride a pele  e faz com que as células deixem de funcionar adequadamente. Por isso, ocorre um desequilíbrio na produção de proteínas e gorduras na derme. Dessa forma, a pele até parece ficar melhor e mais bonita em um primeiro momento. Logo de seguida, ela fica muito seca e, posteriormente, vem o rebote e a pele fica muito oleosa.

As altas temperaturas fazem com que as glândulas sudoríparas, que são as responsáveis por produzir o suor, aumentem a produção afim de se controlar temperatura corporal. Ao mesmo tempo, as glândulas que produzem o sebo também têm uma  atividade aumentada com o calor. O suor é composto por impurezas e sais que, aliados a secreção sebácea, ocluem os poros, podendo causar  comedões, espinhas e cravos.

Continua após a publicidade

Por isso, nesta época do ano é essencial ter uma boa rotina de skincare e usar produtos específicos para deixar o seu tipo de pele, mas que seja capaz de remover o excesso de oleosidade e deixar a pele e livre de impurezas. Lembrando que não  devemos deixar de usar um hidratante, que deve ser leve e com fórmula oil-free, preferencialmente em serum ou gel.

RESPONDIDO POR:

DRA. PATRÍCIA MAFRA: Dermatologista, membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Graduada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (FCM-MG), com estágio em Dermatologia pelo Grupo Santa Casa e acompanhamento do Serviço de Ginecologia e Sexologia do Hospital Mater Dei, Dra. Patrícia Mafra é expert em injetáveis e speaker em eventos nacionais e internacionais, palestrando sobre temas ligados à área de atuação. A dermatologista também foi preceptora de Medicina Estética do Instituto Superior de Medicina (ISMD). https://patriciamafra.com.br/

.

Publicidade