Imagem Blog

BOA FORMA responde

Vamos atrás dos melhores especialistas para tirar suas dúvidas
Continua após publicidade

Quais os problemas de não remover a make?

Por Amanda Panteri
10 jun 2021, 09h00

Remover a make corretamente é uma das principais regras para manter a pele saudável. “A pele pode sofrer – e muito – com a falta desse hábito, a começar pela sua aparência que visivelmente fica desidratada, opaca e sem vida. Basta uma noite de sono com o rosto maquiado para que ele amanheça ressecado”, alerta a dermatologista Andrea Frange, parceira da @mundoricca. Além disso, internamente: 

  • O envelhecimento precoce é potencializado, ocasionando o aparecimento de rugas e manchas; 
  • O processo de renovação celular é impedido; 
  • As chances de quadros acneicos aumentam por conta da obstrução dos poros causada pelos resíduos dos cosméticos.
  • A concentração de maquiagem nos olhos pode ainda favorecer a irritação da área, aumentar o risco de infecções e deixar os cílios ressecados e quebradiços.

Mas como fazer isso corretamente?

1 – Aposte em uma pré-remoção

“Os lenços de limpeza são a solução mais prática para remover o excesso de maquiagem. Por serem passados sobre toda a área do rosto, é importante se atentar às composições e escolher o lenço demaquilante de acordo com cada tipo de pele.”

2 – Cuidado com a região dos olhos

“Geralmente a área dos olhos concentra maquiagens um pouco mais pesadas, como máscaras de cílios, por exemplo. Ao mesmo tempo, essa é uma das partes mais sensíveis, finas e delicadas do rosto. Por isso, é importante evitar o atrito no momento da remoção da make”, alerta Andrea. 

Continua após a publicidade

Nesse caso, ela indica o uso de removedores com alto poder demaquilante mas textura leve, capazes de derreter a make em poucos segundos, sem que haja necessidade de fricção.

3 – Limpe o rosto todo

“Para remover a maquiagem do restante do rosto, a água micelar é super indicada. Isso porque a estrutura das micelas – daí o nome micelar – tem multifunções, como remover a maquiagem e impurezas de forma suave, além de ajudar na tonificação e realce natural do viço da pele.”

Publicidade