BOA FORMA responde Das perguntas mais simples até as mais difíceis sobre como viver bem: pode mandar para a redação da BOA FORMA que vamos atrás dos melhores especialistas para responder

Como respirar no treino de musculação?

Por Amanda Panteri Atualizado em 15 abr 2021, 17h10 - Publicado em 17 abr 2021, 19h00

Cuidar dos pulmões nunca foi tão necessário! Muita gente já se acostumou a treinar em casa, mas ainda precisa aprender a respirar corretamente durante os exercícios.

“Há o costume de prender a respiração na falsa intenção de aumentar a força — seja para levantar algo mais pesado em casa, andar mais rápido pelas ruas ou aumentar a carga dos treinos. O que pouca gente sabe é que o efeito é exatamente o contrário. Em vez de potencializar o movimento, aumenta o risco de lesão no diafragma (e cãibras), já que o órgão fica sobrecarregado”, explica Altino Andrade, profissional de educação física da @justfitoficial.

Sabe aquela pontada na lateral da barriga? É o diafragma avisando que você não está expirando e inspirando do jeito certo. Segundo o especialista, na hora de trabalhar com cargas, a regra da respiração é soltar o ar no estímulo e inspirar quando estiver soltando o peso, já que é durante a expiração que os músculos abdominais se contraem.

Publicidade