Imagem Blog

Terapia e felicidade, com Priscila Conte Vieira

A psicóloga Priscila Conte Vieira (CRP 08/30418), especialista em psicologia positiva, auxilia você a ter uma vida mais leve e mais feliz!
Continua após publicidade

Você sabe a diferença de solidão e solitude?

Por Priscila Conte Vieira
10 jul 2021, 09h00

Quantas vezes você já se sentiu só, mesmo estando cercado de pessoas? Atualmente, você está se sentindo mais solitário nesse contexto maluco que estamos vivendo? O texto de hoje é para desmistificar a solitude e outros aspectos da solidão, além de te provar que tem como sermos a nossa melhor companhia!

“É impossível ser feliz sozinho”, já disse nosso querido compositor Tom Jobim, e veja bem, eu concordo e discordo ao mesmo tempo. A frase é real quando avaliada por um contexto amplo, onde é de fato impossível viver sozinho em um mundo onde é necessário interagir o tempo todo. Porém, quero muito te mostrar que é extremamente possível ser feliz na sua própria companhia, sem a necessidade de ter alguém do seu lado para isso.

Já conversamos em outro texto aqui que os relacionamentos saudáveis são preditores de felicidade, mas, contudo, entretanto, todavia, (ficou claro?!) ele não é o único preditor da felicidade!!!

Na verdade, a única pessoa responsável pela sua felicidade é você mesmo, e, quanto mais você colocá-la como objetivo nas suas relações, menos se sentirá feliz. Afinal, a felicidade já existe, não precisa ser alcançada, você só precisa parar para admirá-la!

Entender o contexto é sempre fundamental e, de fato, estamos vivendo momentos de afastamento social, o que pode contribuir para nossa sensação de solidão. Mas agora vamos lá, sempre é possível fazer algo para mudar:

Continua após a publicidade
  1. Perceba quais momentos do dia você se sente mais sozinho
  2. Pense o que te faz sentir assim
  3. Agora reflita sobre as coisas que você gostaria de fazer com outras pessoas, que te deixaria feliz
  4. E, por fim, o que você pode fazer sozinho que te faça bem

Sabe, a solidão está relacionada a sensação de vazio, mas entenda, você não é vazio e nem está vazio!!! Você tem muitas qualidades fantásticas e muito valor, simplesmente por ser quem é! Que tal começar a olhar para si mesmo como a sua melhor companhia e fazer coisas para aliviar esse vazio e curtir a si próprio?!

“Solidão é quando você está sentindo a falta do outro. Solitude é quando você está encontrando a si mesmo”

Osho

Te convido a olhar para essa solitude e encontrar a si mesmo! Viver o seu dia a dia com propósito, com hábitos saudáveis, com determinação! Fazer coisas por você e para você! Se levar para passear, comer algo gostoso que você mesmo fez, rir alto com uma comédia, ver um filme que sempre quis, dançar no meio da sala…

Se desprenda dos julgamentos dos outros e também os de si mesmo! Você não está sozinho, você está com você mesmo acima de tudo!! E essa relação, deve ser a que mais você deve priorizar!

Continua após a publicidade

Não há nada de errado em querer companhia, mas não precisamos de companhia o tempo todo. É bom e necessário ficar sozinho de vez em quando, para podermos nos ouvir, nos organizar e nos acalmar. Encare isso como um desafio e faça algo sozinho, que te faça bem nessa semana!! Vamos juntos nessa jornada!

________________________________________________________________________Oi, eu me chamo Priscila Conte Vieira, mas pode me chamar de Pri! Sou psicóloga, palestrante e mentora. Atuo na psicologia clínica, sou especialista em Psicologia Positiva, pós graduanda em Terapia Cognitivo Comportamental, master em autoconhecimento, coach de vida, practitioner em PNL e também criadora do Podcast Respira, não pira (que tal dar uma conferida lá no Spotify?!)

Estarei por aqui todas as semanas, abordando temas da Psicologia Positiva, felicidade, bem-estar e os auxiliando a serem as suas melhores versões, por meio do autoconhecimento e florescimento. Para saber mais sobre mim e me acompanhar no dia a dia, é só me seguir no Instagram! Estou por lá como @psi.priscilaconte Te vejo no próximo Sábado! Até mais <3 

Publicidade