Imagem Blog

BOA FORMA responde

Vamos atrás dos melhores especialistas para tirar suas dúvidas
Continua após publicidade

A rinoplastia pode prejudicar a respiração?

Por Paolo Rubez
3 nov 2022, 10h00

Sim !

A rinoplastia é uma cirurgia plástica que envolve dois pontos muito importantes: a estética e a função do nariz, sendo que eles estão diretamente ligados.

A função respiratória do nariz é assegurada pela adequada passagem de ar nas vias aéreas, nos espaços compreendidos entre as estruturas de osso, cartilagem e mucosa nasal (tecido de revestimento interno do nariz).

Mal posicionamentos das cartilagens, como desvios de septo ou insuficiências de válvulas nasais; ou de osso, além de hipertrofia de cornetos (“carne esponjosa”) podem acarretar em prejuízo da respiração.

No entanto, a rinoplastia estética consiste em alterar o formato e a posição das estruturas ósseas e cartilaginosas do nariz afim de gerar um contorno bonito. Porém, se essa manipulação dos tecidos não for feita da maneira correta, com as técnicas adequadas, há grandes riscos de a via aérea sofrer com obstruções à passagem do ar. Mesmo pacientes que não tinham queixas prévias podem apresentar prejuízo da respiração caso o procedimento não seja feito adequadamente.

Continua após a publicidade

Antigamente, a rinoplastia era realizada de forma totalmente diferente da atual, através da chamada cirurgia reducional, em que se retiravam e reduziam as estruturas para chegar num formato mais delicado. Porém, isso gerava um prejuízo funcional imenso com os anos.

As técnicas atuais evoluíram no sentido de permitir resultados melhores, mais naturais, e mantendo ou melhorando a parte respiratória.

Portanto, quando um paciente pretende fazer uma rinoplastia é fundamental que ele procure um cirurgião especialista nessa área, para que ele possa se beneficiar tanto no aspecto estético quanto no funcional do nariz. 

Respondido por:

Dr. Paolo Rubez, cirurgião plástico formado pela UNIFESP, é membro da BAPS (Brazilian Association of Plastic Surgeons), da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica (ASPS) e da Sociedade de Cirurgia de Enxaqueca dos EUA. Dr. Paolo Rubez é Mestre em Cirurgia Plástica pela Escola Paulista de Medicina da UNIFESP. O médico tem 8 Observerships com o Dr. Bahman Guyuron em Cirurgias Plásticas Faciais, em Cleveland – EUA. Instagram: @drpaolorubez

Publicidade