Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Imagem Blog

BOA FORMA responde

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Vamos atrás dos melhores especialistas para tirar suas dúvidas

Fazer academia aumenta a testosterona?

Por Patrícia Baines Gracitelli
7 fev 2026, 08h00 •
fazer academia aumenta testosterona
Fazer academia aumenta testosterona? | (freepik/Divulgação)
Continua após publicidade
  • A musculação pode levar a um aumento temporário na testosterona, principalmente nos homens, logo após um treino mais intenso. Esse aumento não é permanente. Ele costuma acontecer nas horas seguintes ao exercício e depois os níveis voltam ao normal.

    Isso tende a acontecer mais quando o treino é mais intenso, tem bom volume e envolve grandes grupos musculares (como pernas, costas e peito).

    Nas mulheres, essa resposta não é tão previsível. Em muitos casos, não há um aumento significativo da testosterona e, quando ocorre, é discreto.

    Por que isso ocorre?

    De forma simples, o que acontece é o seguinte: o treino de força gera um estresse físico controlado no corpo. Para dar conta desse esforço, o cérebro envia sinais hormonais que estimulam a liberação de hormônios ligados à adaptação muscular e à recuperação, como a testosterona.

    Exercícios multiarticulares e com pesos livres tendem a gerar respostas maiores. A resposta é mais pronunciada em homens jovens e diminui com o envelhecimento.

    Continua após a publicidade

    Qual o papel da testosterona nos resultados da musculação?

    Quando a testosterona sobe por um curto período após um treino intenso de musculação, o músculo aproveita esse momento para entrar em modo de construção.

    Esse hormônio ajuda a ativar processos que favorecem a formação de novas proteínas, fundamentais para o crescimento e o fortalecimento muscular.

    Na prática, a testosterona se liga a receptores dentro da célula muscular e envia sinais que estimulam a produção de proteínas musculares, reduzem sinais de perda de massa muscular e ativam células responsáveis pela reparação e crescimento do músculo.

    Continua após a publicidade

    Além disso, ela aumenta substâncias que ajudam o músculo a crescer e se recuperar melhor, como o IGF-1, e bloqueia caminhos que favorecem a atrofia muscular.

    A elevação pós-treino é transitória e não causa complicações. Elevações persistentes da testosterona precisam ser investigadas em busca de uso de testosterona exógena ou outros anabolizantes, tumores adrenais, gonadais e outros distúrbios endócrinos.

    Respondido por:

    Patrícia Baines Gracitelli (@medicinadeestilodevida), médica endocrinologista e especialista em Medicina do Estilo de Vida

    Continua após a publicidade

    Acompanhe o nosso WhatsApp

    Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.