Anticoncepcional regula o ciclo menstrual?
O anticoncepcional não regula o ciclo menstrual. Ele o bloqueia, ou seja, a mulher para de menstruar. Ele bloqueia, a nível cerebral, a produção de dois hormônios, o FSH e LH, que são responsáveis por estimular a produção ovariana. Com esse bloqueio, o ovário cancela sua produção e ele fica estagnado. E aí, a mulher não menstrua e não engravida.
Além desses bloqueios cerebrais e na produção dos dois hormônios mencionados anteriormente, o anticoncepcional também age no bloqueio de alguns receptores relacionados aos hormônios femininos e masculinos. Então, tem mulher que perde a libido, por exemplo, porque o anticoncepcional ajuda a diminuir a testosterona. E tentar repor a testosterona não é uma estratégia válida, afinal, os receptores desse hormônio estão bloqueados pelo anticoncepcional.
Em casos de mulheres com ciclos desregulados, a gente precisa agir na causa. O anticoncepcional esconde a sujeira embaixo do tapete e não trata adequadamente.
Uma das principais causas de ciclo desregulado é a resistência insulínica. Então, o primeiro passo é uma mudança no estilo de vida, colocar na rotina exercícios físicos com regularidade e, principalmente, ter uma boa alimentação. Em alguns casos, quando necessário, são utilizados remédios específicos que agem no tratamento dessa resistência.
De qualquer modo, o anticoncepcional não resolve nenhum desses problemas, porque não age na causa. Caso uma mulher pare de tomar a pílula após 5 ou 10 anos, o ciclo voltará a ser desregulado, como sempre foi, porque o tratamento não foi feito, apenas maquiado.
Dra. Beatriz Tupinambá, ginecologista e obstetra