Imagem Blog

BOA FORMA responde

Vamos atrás dos melhores especialistas para tirar suas dúvidas
Continua após publicidade

Anticoncepcional regula o ciclo menstrual?

Por Dra. Beatriz Tupinambá
Atualizado em 21 out 2024, 22h28 - Publicado em 24 ago 2023, 09h19
anticoncepcional regula o ciclo menstrual?
Entenda como o método contraceptivo age no organismo | (freepik/Freepik)
Continua após publicidade

O anticoncepcional não regula o ciclo menstrual. Ele o bloqueia, ou seja, a mulher para de menstruar. Ele bloqueia, a nível cerebral, a produção de dois hormônios, o FSH e LH, que são responsáveis por estimular a produção ovariana. Com esse bloqueio, o ovário cancela sua produção e ele fica estagnado. E aí, a mulher não menstrua e não engravida. 

Além desses bloqueios cerebrais e na produção dos dois hormônios mencionados anteriormente, o anticoncepcional também age no bloqueio de alguns receptores relacionados aos hormônios femininos e masculinos. Então, tem mulher que perde a libido, por exemplo, porque o anticoncepcional ajuda a diminuir a testosterona. E tentar repor a testosterona não é uma estratégia válida, afinal, os receptores desse hormônio estão bloqueados pelo anticoncepcional. 

Em casos de mulheres com ciclos desregulados, a gente precisa agir na causa. O anticoncepcional esconde a sujeira embaixo do tapete e não trata adequadamente.

Uma das principais causas de ciclo desregulado é a resistência insulínica. Então, o primeiro passo é uma mudança no estilo de vida, colocar na rotina exercícios físicos com regularidade e, principalmente, ter uma boa alimentação. Em alguns casos, quando necessário, são utilizados remédios específicos que agem no tratamento dessa resistência.

Continua após a publicidade

De qualquer modo, o anticoncepcional não resolve nenhum desses problemas, porque não age na causa. Caso uma mulher pare de tomar a pílula após 5 ou 10 anos, o ciclo voltará a ser desregulado, como sempre foi, porque o tratamento não foi feito, apenas maquiado. 

Respondido por:

Dra. Beatriz Tupinambá, ginecologista e obstetra

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.