Imagem Blog

BOA FORMA responde

Vamos atrás dos melhores especialistas para tirar suas dúvidas
Continua após publicidade

Beber água em excesso faz mal?

Por Dra. Caroline Reigada
17 dez 2023, 10h00

Os riscos de tomar água em excesso estão relacionados ao desenvolvimento de um distúrbio chamado hiponatremia. A água em grande quantidade dilui o sódio do corpo. Ocorre, portanto, uma verdadeira intoxicação por água.

O maior problema é o edema cerebral, que pode levar à morte. Lembrando que o sódio é fundamental para o funcionamento de todas as células, inclusive as cerebrais. Os principais sintomas da intoxicação hídrica são: confusão mental, náusea e dor de cabeça, podendo evoluir para o coma.

A dose certa diária de água é realizada com base no cálculo de 35 ml de água pra cada quilo corporal. Ou seja, se você tem 70 Kg, deve tomar, ao longo do dia, 2450 ml de água.

A ingesta de água deve ser fracionada ao longo do dia, para evitar a hiponatremia aguda, referida anteriormente. Devemos lembrar que pessoas com insuficiência cardíaca ou renal podem ter suas necessidades de água reduzidas, pois têm tendência ao acúmulo de líquidos.

Por fim, vale lembrar que a água é indispensável para praticamente todas as reações químicas dentro do organismo. Ela regula a temperatura, promove a lubrificação de articulações e tecidos e ajuda na eliminação de resíduos tóxicos, além de manter as células intactas.

Continua após a publicidade
Respondido por:

Dra. Caroline Reigada, médica nefrologista, especialista em Medicina Interna pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e em Nefrologia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Instagram: @dracaroline.reigada.nefro

Publicidade