O ideal é lavar o cabelo após os treinos, principalmente quem tem os fios muito oleosos, pois o suor, junto com a oleosidade, pode aumentar o risco de dermatite, uma inflamação que deixa o couro cabeludo avermelhado e descamando. Se não conseguir, pelo menos seque o suor com uma toalha.
Em relação à higienização dos fios pós-treino, utilize um shampoo e um condicionador específicos para o seu tipo de cabelo, não lave com água muito quente, não durma com as madeixas molhadas e não exagere nas ferramentas de calor.
Durante o treino, especialmente se você tem os cabelos muito compridos, para evitar o contato deles com a transpiração, prenda-os ou faça algum penteado, como tranças, coques e rabos de cavalo. Mas atenção: utilize elásticos com tecidos e não deixe esses penteados muito apertados, a fim de evitar o surgimento da alopecia de tração. Além disso, não esqueça de sempre se manter hidratado.
Para quem for fazer algum exercício na piscina, por exemplo, uma dica é molhar as madeixas com água fria antes para protegê-los contra os danos provocados pelo cloro presente na água. Já para os praticantes de modalidades ao ar livre, é essencial aplicar o protetor solar capilar.
Ah, e vale lembrar que um médico especialista na área pode te ajudar bastante na hora de cuidar dos cabelos, indicando um bom hidratante capilar e outras medidas adequadas para os seus fios.
Dr. Giovany Bettega, tricologista e dermatologista CEO da Clínica GB Medicina Integrada (São Paulo)