Imagem Blog

BOA FORMA responde

Vamos atrás dos melhores especialistas para tirar suas dúvidas
Continua após publicidade

Estalos do joelho são motivo de preocupação?

Por Dr. Marcos Cortelazo
Atualizado em 21 out 2024, 22h28 - Publicado em 18 jun 2023, 10h00
O que os estalos do joelho podem indicar?
Ortopedista explica | (drobotdean/Freepik)
Continua após publicidade

Geralmente, os estalos dos joelhos são resultado da entrada de ar no fluido responsável pela lubrificação das articulações, chamado de líquido sinovial, o que cria pequenas bolhas que estouram durante a movimentação, gerando um som de estalo.

No geral, esse tipo de ruído é inofensivo e não causa dor. Entretanto, quando acompanhado de outros sintomas, pode indicar condições mais graves. Em alguns casos, o barulho pode ser apenas o primeiro sinal de doenças comuns do joelho.

Então, caso os estalos sejam frequentes, preste atenção se é acompanhado de outros sintomas como dor no joelho, inchaço, travamento da articulação ou dificuldade de locomoção Caso o barulho tenha iniciado após um trauma, como impactos e torções, por exemplo, é provável que se trate de uma lesão.

Entre as principais condições que têm associação com os estalos do joelho estão: condromalácia patelar, artrose e lesões no menisco.

Vale ressaltar que pacientes que fizeram a cirurgia de artroplastia, isto é, a substituição parcial ou total da articulação do joelho por próteses, também podem escutar esses barulhos. 

Continua após a publicidade

Na dúvida, o ideal é realmente procurar um ortopedista para realizar uma avaliação, pois o profissional poderá avaliar o histórico do paciente, realizar um exame físico e, se possível, reproduzir o barulho durante a consulta. Se necessário, também poderá solicitar exames de imagem e, com base nos resultados, verificar a causa dos estalos, confirmar o diagnósticos e apontar o tratamento adequado.

Respondido por:

Dr. Marcos Cortelazo, ortopedista especialista em joelho e traumatologia esportiva. Instagram: @dr.marcos_cortelazo

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.