BOA FORMA: onde você encontra respostas confiáveis sobre as suas dúvidas de bem-estar

BOA FORMA responde

Vamos atrás dos melhores especialistas para tirar suas dúvidas
Continua após publicidade

7 dicas para evitar o estresse no relacionamento

Por Marina Vasconcellos
Atualizado em 2 set 2022, 14h06 - Publicado em 16 out 2022, 10h00

Grande parte do estresse nos relacionamento é causada por pequenas coisas do dia a dia, que quando somadas viram uma grande bola de neve. Algumas dicas e cuidados:

Continua após a publicidade
1

 

Evite criticar o outro a todo momento, querendo que ele faça as coisas como você acha que deveriam ser feitas. Cada um tem seu jeito próprio e não é obrigado a se moldar ao jeito do outro. Respeitar as diferenças de personalidade é muito importante.

 

 

2

 

Elogie mais as coisas positivas, pequenos detalhes e atitudes. Isso traz um clima de harmonia ao casal.

 

 

3

 

 

Caso queira se queixar de algo, expresse-se com palavras educadas e de forma gentil, evitando aumento do tom de voz e nunca incluindo xingamentos.

Continua após a publicidade

 

4

Em situações em que se sente agredido ou incomodado com algo que o parceiro tenha feito a você, ao invés de já criticá-lo “atacando-o” como defesa, diga como se sentiu com aquilo, o que lhe provocou. Por ex: “Me senti agredida agora com seu tom de voz tão alterado. É isso mesmo? Qual sua intenção?”  ao invés de:  “Lá vem você com sua grosseria de sempre me atacando…”. Isso dá a chance ao outro de se desculpar e tentar falar de outra forma, evitando uma possível escalada para brigas.

 

5
Continua após a publicidade

Não ouça “pedidos” como “críticas”, um erro muito comum entre os casais. Na dúvida do que ouviu, “cheque” com o outro se o que ele disse foi mesmo aquilo que entendeu, não inferindo por ele algo que pode ter entendido errado. Afinal, ouvimos o outro a partir de nosso filtro interno, que pode distorcer as verdadeiras intenções de acordo com nosso astral naquele momento…

 

6

Entenda a “linguagem do amor” do parceiro, como ele demonstra o amor e o que espera de você. Falar sobre suas necessidades e conhecer as do outro é um fator muito importante de conexão entre o casal. (Existe um livro que fala sobre isso: “As 5 linguagens do amor”, de Gary Chapman, que recomendo).

 

7
Continua após a publicidade

Cultivem o afeto, o romance, o sexo, momentos de interação e conexão plena entre o casal. Isso traz intimidade para a relação e facilita na hora de discutirem sobre assuntos mais delicados, para que saibam respeitar diferentes pontos de vista sem cair em brigas.

 

Enfim, são apenas alguns itens dos tantos necessários a serem conhecidos e vivenciados numa relação a dois… Mas se ao menos isso for olhado e praticado, certamente as relações serão bem mais harmônicas entre os casais que se propõem a conviver!

Respondido por:

Marina Vasconcellos, psicóloga e terapeuta familiar

Publicidade