Existe burnout infantil?
O burnout infantil é um estado de exaustão física, emocional e mental em crianças que pode ser resultado do estresse excessivo e prolongado. Embora o burnout seja frequentemente diagnosticado em adultos devido ao estresse relacionado ao excesso de trabalho, ele também tem sido muito comum nas crianças que são fortemente demandadas em relação ao desempenho escolar, por exemplo.
Os sintomas do burnout infantil incluem:
- Dores físicas;
- Cansaço extremo;
- Dor de cabeça e de estômago;
- Irritabilidade;
- Ansiedade;
- Perda de interesse em atividades;
- Dificuldades de concentração;
- Isolamento social;
- Falta de energia;
- Alterações no apetite;
- Distúrbios do sono.
Para os pais ou responsáveis conseguirem identificar o burnout infantil, é fundamental ficar de olho nas mudanças comportamentais dos pequenos. A criança pode começar a se mostrar mais ansiosa e deprimida, além de apresentar uma diminuição no rendimento escolar e uma falta de energia para se envolver em atividades que, antes, eram prazerosas.
Para evitar o burnout infantil, a criança deve ter uma rotina enriquecedora e diversa, ou seja, é preciso que ela tenha momentos de lazer, de descontração, de diversão e tempo livre. Não devemos fazer com que a vida da criança seja somente voltada para o desenvolvimento acadêmico e as notas da escola.
O tratamento do burnout infantil, geralmente, é psicoterápico, para que a criança tenha um espaço de fala e consiga expressar tudo o que está sentindo.
Patrícia Binhardi, psicóloga.