BOA FORMA: onde você encontra respostas confiáveis sobre as suas dúvidas de bem-estar BOA FORMA responde Vamos atrás dos melhores especialistas para tirar suas dúvidas

Existe um formato ideal para o nariz?

Por Paolo Rubez Atualizado em 30 nov 2021, 13h00 - Publicado em 14 dez 2021, 11h54

Antes mesmo de visitar um cirurgião, você já está na internet buscando fotos de celebridades para encontrar o nariz perfeito. Mas saiba que essa é uma busca sem fim, pois não existe apenas um único formato ideal de nariz.

A verdade é que existem vários. Isso porque o formato perfeito do nariz é aquele que melhor se adequa às características de sua face e contribui para a harmonia facial, sendo assim exclusivo para cada paciente. Ou seja, não adianta pedir que o cirurgião modifique seu nariz para ficar igual ao de uma celebridade específica, pois, provavelmente, o nariz dela está longe do formato ideal para o seu rosto.

Mas, afinal, como encontrar o formato ideal para seu nariz? Confira as dicas:

Escolha o profissional corretamente – Um dos fatores mais importantes para conquistar o nariz perfeito é buscar por um cirurgião plástico devidamente certificado e experiente, pois é papel do médico avaliar o formato e o tamanho ideal do nariz para cada paciente de forma que resulte em uma maior harmonia entre os diferentes elementos da face. Nessa busca vale a pena, por exemplo, visitar o site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) para verificar se o médico está credenciado junto à instituição. Outra dica interessante é olhar as redes sociais do médico para observar os resultados de outras rinoplastias já realizadas pelo profissional e encontrar ex-pacientes que possam compartilhar a experiência que tiveram com o cirurgião.

Converse bastante com o médico – É de grande importância que o médico e o paciente conversem profundamente para alinhar os objetivos e as expectativas quanto ao procedimento. É preciso ter expectativas realistas sobre o resultado da cirurgia e ser honesto consigo mesmo sobre o que deseja. O cirurgião está lá para ouvir, oferecer conselhos e ajudar a definir o formato ideal para cada paciente de modo que o resultado seja satisfatório.

Esteja aberto aos conselhos de seu médico – É importante que você escute seu médico, já que apenas ele poderá realizar uma avaliação e dizer quais as melhores opções de procedimentos para alcançar seu formato ideal de nariz. Não adianta, por exemplo, querer realizar grandes alterações no nariz através da rinomodelação, já que, apesar de ser menos traumático, o procedimento, que consiste na aplicação de substâncias injetáveis para modificar o nariz, é limitado, não sendo indicado para qualquer situação. Nesses casos, o cirurgião plástico poderá recomendar técnicas de rinoplastia menos traumáticas, como a rinoplastia ultrassônica, na qual é utilizado um aparelho que emite vibrações ultrassônicas para tratar a parte óssea do nariz de forma menos traumática. Essa técnica tem a vantagem de ser mais precisa e preservar estruturas importantes do nariz, como cartilagem, mucosa e vasos sanguíneos presentes na região, resultando em menos inchaço, sangramento, hematomas e inflamação no período pós-operatório, o que faz com que a recuperação seja mais rápida e tranquila. Geralmente, o resultado definitivo da rinoplastia tradicional é alcançado em 6 a 12 meses. Mas na rinoplastia ultrassônica esse período tende a ser menor, justamente por causar menos inchaço.

Em alguns casos, é possível até mesmo que o cirurgião não recomende a rinoplastia como solução, mas sim outra cirurgia, como a mentoplastia ou a perfiloplastia. Isso porque, muitas vezes, não é o nariz o responsável pelo incômodo estético, mas sim o queixo, cujo tamanho pode aumentar ou diminuir o tamanho percebido do nariz. Nesses casos, não adianta tratar apenas o nariz, sendo recomendada então a realização de uma mentoplastia, que visa tratar o desequilíbrio entre o tamanho do terço médio e do terço inferior da face através da manipulação das estruturas que compõem o queixo. Já quando apenas a realização da rinoplastia ou da mentoplastia não é o suficiente para deixar o paciente satisfeito com seu perfil, o ideal então é a realização da perfiloplastia, que permite tratar queixo e nariz e corrigir a desproporção entre essas estruturas em apenas um único procedimento, ajudando assim a melhorar significativamente a harmonia facial.

Mas, novamente, o formato ideal de nariz e a melhor opção de tratamento podem variar muito de paciente para paciente. Por isso, antes de optar por qualquer procedimento, é fundamental passar pela avaliação com um médico especializado, que saberá indicar a maneira mais adequada para se atingir os resultados desejados.

Respondido por:

PAOLO RUBEZ – Cirurgião plástico, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica (ASPS) e da International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS), Dr. Paolo Rubez é Mestre em Cirurgia Plástica pela Escola Paulista de Medicina da UNIFESP. O médico é especialista em Cirurgia de Enxaqueca pela Case Western University, com o Dr Bahman Guyuron (em Cleveland – EUA) e em Rinoplastia Estética e Reparadora, pela mesma Universidade e pela Escola Paulista de Medicina/UNIFESP.

Continua após a publicidade

Publicidade